ESCÂNDALOS NO CONGRESSO

9. Senador Cícero Lucena (PSDB-PB) emprega funcionária fantasma

 

Data de divulgação 
15.fev.2012

O escândalo
O senador Cícero Lucena (PSDB-PB), primeiro-secretário do Senado, tem em seu gabinete funcionária que não vai ao trabalho praticamente desde que foi contratada, em junho de 2011. A notícia foi publicada pelo jornal "O Globo" em 15.fev.2012.

O nome da funcionária-fantasma de Cícero Lucena, segundo "O Globo", é Jacquelyne de Lucena Aguiar. O cargo dela é de assistente parlamentar, com salário mensal de R$ 2.042.

Jacquelyne, empresária e sócia de uma rádio em Guarabira, no interior da Paraíba, é filha do também empresário João Rafael de Aguiar, segundo suplente de Lucena, publicou a reportagem.

"O Globo" disse ainda que "a nomeação da empresária [para o cargo no Senado] foi quase um presente de casamento". No mês da contratação, ela se casou com o espanhol Isaac Perez. Vários políticos compareceram à festa, inclusive o senador Cícero Lucena, informou o jornal.

A reportagem relatou ainda que a funcionária foi procurada no gabinete do senador Lucena e também na primeira secretaria do Senado, mas "ninguém a conhecia".

Outro lado
A assessoria de imprensa do senador Cícero Lucena (PSDB-PB) confirmou que a empresária foi nomeada para cargo no gabinete mas que ela não comparece ao trabalho, publicou "O Globo". Questionada sobre a razão que leva o senador a manter uma funcionária que não trabalha, a equipe do congressista disse que seria aberto um procedimento para demiti-la.

A assessoria afirmou ainda que a funcionária não é parente de Cícero Lucena, apesar de também ter o mesmo sobrenome (Lucena). O salário da funcionária, no entanto, não tem sido pago, porque seu ponto não tem sido abonado pela chefia, disse a assessoria, segundo publicado por "O Globo".

O que aconteceu?
A funcionária Jacquelyne de Lucena Aguiar foi demitida. Seu nome não constava da lista de funcionários do Senado em 19.jun.2012, segundo verificado por este Monitor. O site do Senado mostra o nome de todos seus servidores, efetivos ou comissionados, nesta página.

UOL Cursos Online

Todos os cursos