Topo

Mercadante coloca currículo na Internet e inclui até título de "Cidadão Jacareiense"

Mauricio Stycer

Do UOL Notícias<br>Em São Paulo

03/01/2011 18h14

Empossado nesta segunda-feira (3) como ministro da Ciência e Tecnologia do governo Dilma, o economista Aloizio Mercadante cumpriu promessa feita ao UOL Notícias no último dia 17 de dezembro e tornou público o seu currículo, na Plataforma Lattes.

Embora não seja obrigatório, a imensa maioria dos estudantes e dos professores de pós-graduação do país mantém o currículo atualizado no Lattes, um sistema mantido pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para integrar informações sobre o ensino superior.

Ao defender tese de doutorado, na Unicamp, em Campinas, no dia 17 de dezembro, Mercadante foi alvo de comentários de estudantes que assistiram a cerimônia justamente por não ter o currículo no Lattes.

Por ironia, além disso, o sistema Lattes pertence ao CNPq, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Na ocasião da defesa, já era público que Mercadante havia sido convidado pela então presidente eleita para assumir a pasta.

O currículo de Mercadante no Lattes traz as informações básicas requeridas, como a sua formação acadêmica e a atuação profissional. O ministro incluiu ali vários dos trabalhos que teve e dos cargos que ocupou desde 1974, quando foi estagiário da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Entre os mais de 50 “prêmios e títulos” recebidos, Mercadante lista as dezenas de vezes que foi patrono de turmas de formandos em economia e, até, o título de “Cidadão Jacareiense”, que recebeu da Câmara Municipal de Jacareí (SP), em 2000, entre outras honrarias de importância equivalente.

O currículo inclui, ainda, como de praxe, a produção bibliográfica de Mercadante (10 livros de sua autoria, 10 capítulos em livros publicados e 276 artigos em periódicos). E também a sua participação em eventos (171), de alguma forma relacionados à sua produção acadêmica.

Em tempo: o currículo, atualizado em 27 de dezembro de 2010,trata Mercadante como senador da República, e não menciona o cargo que assumiu nesta segunda-feira.