Topo

Prefeito de Taubaté (SP) fará peregrinação de 40 km para pagar promessa por não ter sido cassado

Rodrigo Machado<BR>Especial para o UOL Notícias <BR>Em Taubaté (SP)

30/08/2011 17h32

Após escapar da cassação de seu mandato por oito votos contra e seis a favor, o prefeito de Taubaté (130 km de São Paulo), Roberto Peixoto (PMDB), vai peregrinar na madrugada desta quarta-feira (31) até a Basílica Nacional, em Aparecida, a cerca de 40 km de distância.

A peregrinação do prefeito é para pagar promessa feita a Nossa Senhora Aparecida caso fosse absolvido no processo de impeachment aberto pela Câmara de Vereadores da cidade.

Em junho, o prefeito de Taubaté e a primeira-dama, ex-secretária de Ação Social do município, foram presos temporariamente pela Polícia Federal. Ele é suspeito de participar de esquema de superfaturamento e desvio de dinheiro federal na compra de merenda e na contratação irregular de empresas para fazer a distribuição de medicamentos.

Em sessão extraordinária que durou mais de 13 horas nos dias 12 e 13 de agosto, vereadores decidiram manter Roberto Peixoto no cargo. Dos 14 membros da Casa, seis votaram contra a cassação, e oito, a favor. Para tirar o prefeito, eram necessários 10 votos favoráveis. A sessão durou 13 horas e meia.

Peixoto foi absolvido no legislativo municipal, mas não se livrou dos processos e das investigações do Ministério Público e da Polícia Federal.

Agora, ele terá de cumprir o percurso de 40 km entre a cidade e o santuário de Aparecida (171 km de São Paulo). A romaria começa à meia-noite desta terça-feira (31), às margens da via Dutra, principal rodovia que liga São Paulo ao Rio de Janeiro. A caminhada deve durar cerca de 7 horas e meia.

Durante o trajeto, Peixoto carregará a imagem da santa, confeccionada por artesão de Taubaté. Ele estará vestido com a camisa do Burro da Central (em referência ao time da cidade). Ao chegar à Basílica, irá direto à sala de promessas e depois participará da missa das 10h ao lado de familiares e amigos mais próximos. A primeira-dama, Luciana Peixoto, deverá comparecer somente à celebração.

"Ele tem o costume de fazer essas peregrinações até Aparecida. Só há um motivo a mais para agradecer”, disse a chefe de gabinete, Sônia Ragazzini.

“Essa minha ida a Aparecida é uma homenagem às famílias de minha cidade e um pedido especial para que Nossa Senhora sempre esteja do lado dos justos, dos mais necessitados e dos oprimidos”, disse Peixoto, em nota oficial.