Topo

Dilma elogia ministério de Mário Negromonte durante cerimônia em Camaçari (BA)

Heliana Frazão

Do UOL, em Camaçari (BA)

30/01/2012 12h22

A presidente Dilma Rousseff elogiou o ministro das Cidades, Mário Negromonte, durante assinatura da ordem de serviço para o início das obras de revitalização urbanística da bacia do rio Camaçari, na manhã desta segunda-feira (30), em Camaçari, região metropolitana de Salvador.

“Quero cumprimentar os ministros de Estado que me acompanham [ao todo sete ministros estavam presentes ao evento] começando pelo ministro Negromonte, que no meu governo tem sido responsável pela política de organização das favelas, saneamento e contenção de encostas”, disse Dilma.

Baiano, Negromonte é acusado de irregularidades e pode deixar o governo ainda neste início de ano. Ao longo do discurso, a presidente voltou a fazer referência ao ministro das Cidades e encerrou parabenizando-o pelo trabalho que será desenvolvido no município.

Com recurso de aproximadamente R$ 274 milhões, provenientes do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), sendo cerca de R$ 24 milhões de contrapartida da prefeitura, o projeto prevê a recuperação e dragagem do rio Camaçari, além da limpeza e despoluição dos afluentes Piaçaveira, da Prata, Eiu Branco, Pedreiras, Mandú, além do Canal da Acajutiba. O objetivo é que a obra promova melhorias diretas para mais de 90 mil pessoas.

As críticas de Dilma ficaram para os governos que antecederam às administrações petistas, afirmando que o Brasil viveu mais de 20 anos sem política real de habitação. “O que demonstrava a pouca importância que lideranças políticas e governos deram a uma questão que é essencial. Um país desenvolvido, que pretende ser potência, tem que oferecer à sua população condição de vida decente e digna”, disse.

Segundo ela, desde a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o país vem recebendo oportunidades de emprego como jamais ocorreu. “O que mais orgulha o meu projeto é o fato de que os brasileiros estão melhorando de vida. Não é só melhor salário e distribuição de renda, mas melhor oportunidade, com acesso a moradia, a educação, a cultura.”

Dilma também falou sobre a crise financeira nos países europeus. “Vocês têm visto na mídia que o mundo passa por uma crise. Hoje, países até então desenvolvidos são países que lideram o campeonato de quem mais desemprega no mundo. No Brasil isso é diferente. O nosso modelo é diferente dos outros.”