Topo

Visita de Dilma aos EUA será "espelho" da de Obama ao Brasil

Dilma deve retribuir a visita de Obama em 2011 (na imagem) nos mesmos moldes, em abril desse ano - Marcello Casal Jr/ABr
Dilma deve retribuir a visita de Obama em 2011 (na imagem) nos mesmos moldes, em abril desse ano Imagem: Marcello Casal Jr/ABr

Maurício Savarese

Do UOL, em Brasília

12/03/2012 18h14

Depois de o colega Barack Obama lhe fazer uma visita oficial em 2011, a presidente Dilma Rousseff quer retribuir, entre 9 e 11 de abril deste ano, os moldes da passagem do norte-americano pelo Brasil. Além das conversas privadas e das declarações conjuntas, Dilma deve participar de um fórum de executivos semelhante ao realizado em Brasília. O objetivo, segundo o Itamaraty, é demonstrar reciprocidade na agenda.

Dilma deve passar apenas um dia em Washington. Obama ficou apenas ao longo de um sábado em Brasília. Por conta da breve agenda do norte-americano no país, foi descartada, naquela ocasião, uma visita de Estado –ou seja, a exigência de compromissos também nos outros dois poderes, o Legislativo e o Judiciário.

O Ministério das Relações Exteriores diz que os planos brasileiros sempre foram por uma visita oficial de Dilma, sem todas as honrarias.

É a primeira vez que um mandatário brasileiro pode exercer a reciprocidade com os Estados Unidos. Embora Dilma planejasse visitar a Casa Branca em seus primeiros meses no Palácio do Planalto, Obama se antecipou e fez do Brasil sua parada principal na viagem pela América Latina em 2011. O norte-americano, que busca sua reeleição neste ano, recebeu os líderes da China e da Índia recentemente em visitas de Estado.

O assessor da Casa Branca para o Hemisfério Ocidental, Dan Restrepo, afirmou que mais importante do que o status da visita –se é de Estado ou não– é o fato de Obama estar “comprometido a obter resultados concretos que uma cooperação entre iguais possa trazer a ambos os países, ao hemisfério e ao mundo”.

Nesta quarta-feira (14), o primeiro-ministro britânico, David Cameron, também fará uma visita de Estado aos EUA.

Além da passagem por Washington, Dilma pode marcar presença em Nova York e na região de Cambridge, onde ficam as renomadas universidades de Harvard e do Massachussets Institute of Technology (MIT).

Em seu segundo e último dia de visita no Brasil no ano passado, Obama foi ao Rio de Janeiro. Visitou o Cristo Redentor, conheceu a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Cidade de Deus, na zona oeste, e discursou no Theatro Municipal.

(Com informações da AP)