Topo

Jovens infratores dormem algemados em celas no Espírito Santo, mostra Pastoral do Menor

Flávia Bernardes

Do UOL, em Vitória

04/04/2012 16h54

A Pastoral do Menor no Espírito Santo entregou nesta quarta-feira (4) fotos ao governador do Estado, Renato Casagrande, que denunciam a superlotação da Unidade de Atendimento Inicial (Unai), em Vitória, onde os menores infratores ficam antes de seguirem para a internação socioeducativa.

As fotos foram divulgadas após caminhada da “Via Sacra do Menor”, que aconteceu no Centro de Vitória, e mostram menores amontoados nas celas e nos corredores da unidade. Segundo a denúncia, há a informação de que alguns adolescentes chegam a dormir algemados.

“É preciso ressaltar que este não é um problema dos agentes penitenciários porque eles estão gerindo uma situação de calamidade e não foi constatada queixas de maus tratos. O que cobramos é que seja investigada a responsabilidade de quem mantém esta situação”, disse padre Xavier, representante da Pastoral.

Segundo o padre, representante da pastoral, a unidade se encontra em estado calamitoso desde 1999. A última promessa do governo do Estado para a demolição, entretanto, foi feita para o último dia 24 de março, mas não ocorreu.

De acordo com a denúncia, na Unai há 86 adolescentes em uma ala reservadas para 30. “Contamos cerca de 16 adolescentes por cela e adolescentes nos corredores. Há a informação de que alguns dormem algemados nos corredores”, disse o padre.

O governador determinou uma apuração e investigação com retorno imediato ao gabinete. Uma reunião foi marcada para esta quinta-feira (5), para discutir a situação da Unai.