Jovens infratores dormem algemados em celas no Espírito Santo, mostra Pastoral do Menor

Flávia Bernardes
Do UOL, em Vitória

A Pastoral do Menor no Espírito Santo entregou nesta quarta-feira (4) fotos ao governador do Estado, Renato Casagrande, que denunciam a superlotação da Unidade de Atendimento Inicial (Unai), em Vitória, onde os menores infratores ficam antes de seguirem para a internação socioeducativa.

Veja imagens dos problemas do trânsito em SP
Veja Álbum de fotos

As fotos foram divulgadas após caminhada da “Via Sacra do Menor”, que aconteceu no Centro de Vitória, e mostram menores amontoados nas celas e nos corredores da unidade. Segundo a denúncia, há a informação de que alguns adolescentes chegam a dormir algemados.

“É preciso ressaltar que este não é um problema dos agentes penitenciários porque eles estão gerindo uma situação de calamidade e não foi constatada queixas de maus tratos. O que cobramos é que seja investigada a responsabilidade de quem mantém esta situação”, disse padre Xavier, representante da Pastoral.

Segundo o padre, representante da pastoral, a unidade se encontra em estado calamitoso desde 1999. A última promessa do governo do Estado para a demolição, entretanto, foi feita para o último dia 24 de março, mas não ocorreu.

De acordo com a denúncia, na Unai há 86 adolescentes em uma ala reservadas para 30. “Contamos cerca de 16 adolescentes por cela e adolescentes nos corredores. Há a informação de que alguns dormem algemados nos corredores”, disse o padre.

O governador determinou uma apuração e investigação com retorno imediato ao gabinete. Uma reunião foi marcada para esta quinta-feira (5), para discutir a situação da Unai.
 

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos