Topo

Rolls Royce presidencial será exibido ao público às sextas e domingos no Palácio do Planalto

Na cerimônia de posse, em 1º de janeiro de 2011, a presidente Dilma Rousseff percorreu a Esplanada dos Ministérios no Rolls Royce, debaixo de chuva - Bruno Domingos/Reuters
Na cerimônia de posse, em 1º de janeiro de 2011, a presidente Dilma Rousseff percorreu a Esplanada dos Ministérios no Rolls Royce, debaixo de chuva Imagem: Bruno Domingos/Reuters

Luana Lourenço

Da Agência Brasil, em Brasília

04/05/2012 18h35

Famoso pelas aparições nas cerimônias de posse de presidentes e nas comemorações do 7 de Setembro, o Rolls Royce presidencial agora será exibido todas as sextas-feiras e domingos na entrada do Palácio do Planalto. Antes, o carro aparecia em público somente nas cerimônias e no primeiro domingo de cada mês, durante a troca da bandeira da Praça dos Três Poderes.

A decisão de ampliar os dias de exibição do Rolls Royce foi da Coordenação de Relações Públicas da Presidência da República, com autorização do gabinete pessoal da presidenta Dilma Rousseff. Às sextas-feiras, o carro será exibido das 16h30 às 17h30, antes do arreamento da bandeira que está hasteada em frente ao Palácio do Planalto. Aos domingos, o automóvel poderá ser visto e fotografado das 9h30 às 14h30, mesmo horário de visitação pública da sede do governo.

O Rolls Royce, modelo Conversível Cabriole, foi fabricado em Londres e chegou ao Brasil de navio em março de 1953. A versão oficial diz que o carro foi uma doação da rainha Elizabeth 2ª da Inglaterra ao governo brasileiro. O primeiro presidente a usar o Rolls Royce foi Getúlio Vargas em uma cerimônia comemorativa ao Dia do Trabalho.

Desde então, o automóvel transportou todos os presidentes brasileiros, autoridades como o ex-presidente da França Charles de Gaulle e a rainha Elizabeth 2ª, além de personalidades como o astronauta russo Yuri Gagarin e até a Miss Universo 1963, a gaúcha Ieda Maria Vargas.

O Palácio do Planalto é aberto à visitação pública todos os domingos das 9h30 às 14h30. Às terças, quintas e sextas-feiras recebe estudantes em visitas agendadas. Já o Palácio da Alvorada, residência oficial da presidenta, abre as portas para os visitantes todas as quartas-feiras, das 15h às 17h30.