Topo

Após fazer campanha com Serra, suplente de Marta toma posse no Senado e elogia aliança do PR com PT

Antônio Carlos Rodrigues (PR-SP) toma posse no Senado nesta segunda - Waldemir Barreto/Agência Senado
Antônio Carlos Rodrigues (PR-SP) toma posse no Senado nesta segunda Imagem: Waldemir Barreto/Agência Senado

Do UOL, em Brasília*

08/10/2012 14h59Atualizada em 08/10/2012 15h14

Vereador reeleito em São Paulo nas eleições deste domingo (7) com 67.161 votos, Antônio Carlos Rodrigues (PR-SP), suplente da senadora licenciada Marta Suplicy (PT-SP), tomou posse nesta segunda-feira (8) como senador. Após ter feito campanha com o candidato à prefeitura paulistana pelo PSDB, José Serra, Rodrigues ressaltou, em seu primeiro discurso no plenário, a aliança do PR com o PT.

Marta deixou o Senado no último dia (13) para assumir o comando do Ministério da Cultura no lugar de Ana de Hollanda.

"Como integrante da Executiva nacional do Partido da República reitero que vou respeitar todos os compromissos assumidos na coligação vitoriosa entre o PR e o Partido dos Trabalhadores", disse o novo senador.

Em breve pronunciamento, o parlamentar destacou sua trajetória política e elogiou a titular do cargo, Marta Suplicy. Ele também ressaltou sua amizade com outros ministros do governo Dilma como José Eduardo Cardozo (Justiça) e Aloizio Mercadante (Educação).

"Tive o privilégio de acompanhar de perto o seu trabalho como prefeita em São Paulo. Sua administração teve um olhar diferenciado para as camadas mais carentes", disse.

Reeleito vereador na capital paulista nas eleições municipais deste domingo (7), Rodrigues também agradeceu o apoio da família e da população de São Paulo.

"É um novo desafio de minha vida política fazer parte do mais importante legislativo do país", disse o senador.

Com a posse de Antônio Carlos Rodrigues, a bancada do PR passa a contar com sete senadores.

Biografia

Além de vereador, Rodrigues é advogado, e já atuou como diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), assistente de diretoria na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Secretário Adjunto na Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo, entre outros cargos.

Em aparte, Antônio Carlos Rodrigues recebeu os cumprimentos dos senadores Gim Argello (PTB-DF), Alvaro Dias (PSDB-PR) e João Ribeiro (PR-TO). "Ele é sem sombra de dúvidas um orgulho para o PR. Tem uma história e um trabalho brilhante na política brasileira, sobretudo na política paulista. Realmente tem muito a contribuir com esta Casa e o com o Brasil", elogiou João Ribeiro.

O coronel Álvaro Camilo (PSD), que comandou a PM no governo José Serra (PSDB) e deixou o posto para se candidatar, deve assumir o mandato de vereador no lugar de Rodrigues a partir de janeiro. Confira aqui a lista dos 55 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de São Paulo.

*Com informações da Agência Senado