Topo

Líder do PSDB protocola pedido na Procuradoria-Geral da República e quer íntegra das declarações de Valério

Mariana Jungmann

Da Agência Brasil, de Brasília

11/12/2012 19h12

O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), solicitou nesta terça-feira (11), à Procuradoria-Geral da República, cópia das declarações atribuídas ao publicitário Marcos Valério e divulgadas pelo jornal "O Estado de S. Paulo". Nas declarações, segundo o jornal, Valério cita o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e faz revelações sobre o caso da compra de votos no Congresso.

No ofício protocolado na Procuradoria, o senador cita reportagem do jornal paulista, que publica trechos das declarações atribuídas a Valério. Em justificativa à sua solicitação, Álvaro Dias diz que a matéria “traz novos elementos sobre o esquema de pagamentos de parlamentares, conhecido como mensalão, e que ainda não constitui inquérito”.

Marcos Valério foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento da Ação Penal 470, processo do mensalão, e foi apontado como um dos operadores do esquema que, entre outras coisas, usava dinheiro de estatais e de bancos privados para comprar apoio político de parlamentares durante o governo Lula. De acordo com a reportagem, Valério teria admitido que o dinheiro também serviu para pagar despesas pessoais do ex-presidente.

O requerimento de Álvaro Dias solicita acesso às declarações atribuídas a Marcos Valério. O pedido ainda será analisado pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel.