Topo

Marcio Lacerda toma posse em Belo Horizonte agradecendo Aécio Neves

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

01/01/2013 17h40

O prefeito reeleito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB) tomou posse nesta terça-feira (1º), durante solenidade na Câmara Municipal de Belo Horizonte, agradecendo ao apoio do senador Aécio Neves (PSDB-MG) durante campanha eleitoral. “Nosso reconhecimento à liderança maior em nossa campanha do senador Aécio Neves”, disse Lacerda.

No início da campanha eleitoral do ano passado, Lacerda rompeu com o PT, que participava de seu governo, e teve a campanha sustentada pelo grupo político de Aécio, que ainda inclui o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia.

Lacerda citou ainda de passagem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff, agradecendo o apoio que recebeu do governo federal na sua gestão à frente da Prefeitura de Belo Horizonte. “Belo Horizonte nunca teve um volume de obras como o que está tendo agora. Nunca se fez tantas obras na história da cidade. Devemos agradecer o governo federal na pessoa do ex-presidente Lula e da presidente Dilma”, afirmou.

“Conseguimos trabalhar em harmonia até 2012, quando a aliança se desfez". Ao voltar a citar Aécio e o governador Antônio Anastasia (PSDB), Lacerda disse que os tucanos fazem uma “administração baseada em ferramentas modernas”.

“Oposição é sempre bem vinda, faz parte da democracia, desde que seja para o bem da cidade. Acredito que a oposição não será feita para prejudicar. Isso não vai acontecer, temos uma oposição responsável e consciente’.

Após, a solenidade de posse, o prefeito criticou o PT, que pertencia à sua base política. “A base de apoio político que tivermos no primeiro mandato nunca foi muita clara”.
“Muitos projetos foram aprovados com maioria simples, Naturalmente, contamos com uma oposição. Mas vejo muitos vereadores empenhados para trabalhar pela cidade, cada um no seu papel”, disse.

Lacerda ainda definiu suas prioridades no início do novo governo em 12 áreas de resultados. “Temos 12 áreas de resultados. A grande expectativa é em relação à melhoria da mobilidade urbana. Com os investimentos nos BRTs teremos uma melhoria significativa, um transporte de qualidade e novas obras. Outra prioridade é melhorar o atendimento à saúde. Nossa obrigação também é melhorar esse aspecto da vida da cidade”, afirmou.

“Não há uma primeira medida. Temos muitas coisas em andamento, precisamos concluir as obras que já estão andando. Isso é o principal. Isso é normal que os vereadores perguntem, o objetivo sempre foi conseguir apoio, uma mesa eleita por uma maioria confortável. 

O prefeito afirmou ainda que pretende concluir o mandato, não tendo pretensões de se candidatar  em 2014. “Fico até o final do mandato. Não vou me candidatar em 2014”, disse.

Também foi empossado o vice-prefeito Délio Malheiros (PV), ex-deputado estadual. No primeiro mandato, o vice de Lacerda foi o petista Roberto Carvalho (PT), opositor do socialista e principal responsável pelo rompimento entre PT e PSB nas eleições do ano passado.