Topo

"Vou alçar novos voos, cantar em outras freguesias", diz Kassab em discurso de despedida

Guilherme Balza

Do UOL, em São Paulo

01/01/2013 19h53

Em um pronunciamento com mais de 15 minutos de duração, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab se despediu do cargo que ocupava há quase sete anos e vislumbrou alçar “novos voos”. O discurso foi realizado na cerimônia de posse do novo mandatário Fernando Haddad, na sede da Prefeitura de São Paulo, no centro. 

“Depois de quase sete anos mergulhado no trabalho, madrugadas adentro, confesso que agora começo a sentir um vazio estranho. Perdido, digo pra mim mesmo quando o sono começa a chegar, ‘calma Kassab, isso passa’”, disse, com voz embargada.

Na sequência, o líder do PSD citou poema do gaúcho Mário Quintana, intitulado “Poeminha do Contra”. “Todos estes que aí estão / Atravancando o meu caminho / Eles passarão / Eu passarinho” desabafou Kassab, que termina o mandato com uma das piores avaliações populares segundo pesquisas de opinião. “Vou alçar novos voos, cantar em outras freguesias”, arrematou o ex-prefeito.

Kassab é idealizador e principal liderança do PSD, sigla fundada por ele há dois anos, que obteve desempenho eleitoral surpreendente nas eleições de 2012. O ex-prefeito é cotado para disputar o governo de São Paulo em 2014 ou ainda tentar uma vaga no Senado Federal.

Ao ver Kassab assinar o documento de saída do cargo, centenas de pessoas que acompanhavam a cerimônia da rua, por meio de dois telões instalados na parte de fora da prefeitura, comemoraram.

No seu discurso, Kassab disse que, “nesse momento, as imagens desses quase sete anos na frente da prefeitura passa como um filme, um grande filme de amor por São Paulo.”

O ex-mandatário citou como realizações suas programas habitacionais, obras de controles das enchentes, a lei Cidade Limpa, entre outras. Ao citar as dificuldades, Kassab lembrou dos incêndios, “que volta e meia destroem favelas.”

Kassab encerrou seu pronunciamento dando um recado ao sucessor: "Faço um alerta ao prefeito Fernando Haddad: deixamos R$ 6 bilhões no caixa da prefeitura. A situação financeira da prefeitura é difícil, muito difícil, a divida com a união é impagável, os juros passam de R$ 4 bilhões anuais."