Topo

Dilma deve redistribuir cargos a aliados para se reeleger, diz Eduardo Cunha

Fábio Brandt

Do UOL, em Brasília

19/02/2013 06h00

O líder do PMDB na Câmara, deputado Eduardo Cunha (RJ), afirmou nesta 2ª feira (18) que a presidente Dilma Rousseff deve recompor “seu governo em função do processo eleitoral, de quem vai estar ou não a apoiando”.

Ele falou sobre o assunto no “Poder e Política”, projeto do UOL e da Folha conduzido pelo jornalista Fernando Rodrigues. A gravação ocorreu no estúdio do Grupo Folha em Brasília.

 


 

Segundo Eduardo Cunha, agora é o momento de o Planalto confirmar o apoio de seus aliados para garantir sucesso na eleição de 2014. Essa operação aconteceria com eventual redistribuição de cargos, como uma reforma ministerial –que o Palácio do Planalto nega que fará.

Na entrevista, o deputado disse ainda que o relacionamento de Dilma com o Congresso é parecido com o que Lula tinha quando estava há só dois anos no poder. “Nos dois primeiros anos do governo Lula [também] não era muito bom o relacionamento”, afirmou.

Sobre apoiar a reeleição de Dilma em 2014, Cunha disse que esse é o caminho natural do PMDB e que Michel Temer, presidente nacional do partido, deverá continuar como vice da petista. Se fosse caso de o PMDB lançar um candidato próprio, no entanto, o governador Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro, teria vantagem. “Michel, neste momento, é um nome que agrega mais. Se você fosse buscar um candidato a presidente da República do PMDB, o governador Sérgio Cabral, certamente, hoje, teria muito mais visibilidade eleitoral do que o próprio Michel Temer”.

Acesse a transcrição completa da entrevista.

A seguir, vídeos da entrevista (rodam em smartphones e tablets):

1) Quem é Eduardo Cunha? (1:31)

2) Dilma deve redistribuir cargos para se reeleger, diz Cunha (1:39)

3) Temer continua vice, mas Cabral é mais pop, afirma Cunha (2:03)

4) Aécio é forte e Campos será candidato, diz líder do PMDB (1:49)

5) Marina terá menos votos em 2014, afirma Eduardo Cunha (0:44)

6) Dilma não tem hábito de se relacionar com o Congresso (2:09)

7) PMDB manterá vetos para segurar gastos do governo (0:32)

8)Poder e Política: Eduardo Cunha (completo, 50 min.)

 

Acompanhe Fernando Rodrigues no Twitter e no Facebook.