Topo

Comissão de Orçamento transfere para amanhã a eleição do presidente

A deputada Rose de Freitas diz que regimentos são omissos - Alan Marques - 19.dez.2012/Folhapress
A deputada Rose de Freitas diz que regimentos são omissos Imagem: Alan Marques - 19.dez.2012/Folhapress

Iolando Lourenço

Da Agência Brasil, em Brasília

09/04/2013 16h16

A eleição do presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, prevista para esta terça-feira (9), foi transferida para amanhã por causa de impasse criado pela indicação do senador Lobão Filho (PMDB-MA) para o cargo. Embora no exercício do mandato, Lobão Filho é suplente e o Regimento Interno da Câmara não permite que suplentes assumam presidências de comissões.

Com o embaraço, a presidente em exercício da comissão, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), encaminhou consulta ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, para que ele delibere sobre o assunto. Segundo Rose de Freitas, os regimentos do Congresso e do Senado são omissos na questão dos suplentes ocuparem presidências de comissões.

A deputada disse esperar que, até amanhã, Renan Calheiros responda a consulta e se tenha uma solução. “O cargo de presidente da comissão é do Senado. Esperamos que até amanhã tenha um acordo", disse Rose de Freitas. O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), anunciou que pretende disputar a presidência da Comissão.