Topo

Em evento da Força, Aécio diz que PT "atenta contra a democracia"

Débora Melo

Do UOL, em São Paulo

01/05/2013 15h58

Após o discurso que fez na festa do Dia do Trabalho promovida pela Força Sindical nesta quarta-feira (1º), em São Paulo, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato à Presidência em 2014, disse que o PT “atenta contra a democracia” e demonstra “pouca capacidade de conviver com as liberdades”.

“Nós estamos atentos à movimentação do PT que, a meu ver, atenta contra a própria democracia. Limitar a ação do Supremo Tribunal Federal, criando uma instância revisora no Congresso, e impedir o Ministério Público de fazer suas investigações, me parece muito mais uma ação de retaliação ao Poder Judiciário e ao Ministério Público em razão das denúncias que foram feitas e das condenações [no processo do mensalão]”, disse Aécio em entrevista aos jornalistas.

Em sua declaração, o tucano se referiu a dois projetos: a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 33, que submete algumas decisões do STF ao Congresso, e a PEC 37, que reduz o poder de investigação do Ministério Público, deixando a tarefa para as polícias civis dos Estados e para a Polícia Federal.

Aécio criticou também o projeto --patrocinado pelo Planalto e por seus dois principais aliados no Congresso, PT e PMDB-- que dificulta a formação de novos partidos políticos ao restringir o acesso das siglas ao dinheiro do fundo partidário e ao tempo de propaganda na TV.

“O governo agindo para impedir a formação de outras siglas partidárias que não lhe dão apoio mostra também uma pouca capacidade de conviver com as liberdades”, disse Aécio.

Uma das prejudicadas pelo projeto seria a ex-senadora Marina Silva, que trabalha para criar a Rede Sustentabilidade, partido pelo qual pretende disputar a Presidência em 2014.

A tramitação do projeto foi suspensa na última quarta-feira (24) pelo ministro do Supremo Gilmar Mendes, para quem a proposta tem o objetivo de prejudicar as minorias.