Topo

Dilma e Aécio compartilham palanque em Uberaba (MG)

Do UOL, em São Paulo

03/05/2013 13h20Atualizada em 03/05/2013 14h12

A presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), virtuais adversários nas eleições de 2014, estiveram no mesmo palanque nesta sexta-feira (3) em Uberaba, no Triângulo Mineiro, dois dias depois de críticas do tucano à petista. Desde fevereiro, no entanto, Dilma tem sido alvo do ex-governador de Minas em declarações públicas.

Eles estiveram na cidade para a abertura da 79ª edição da Expozebu. Dilma conversou por alguns minutos com o senador tucano, que não discursou no evento.

A Expozebu, realizada em Uberaba, é um dos mais tradicionais eventos da pecuária do país. Além de Dilma e Aécio, compareceram também o governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), ministros de Estado e os ex-jogadores Djalma Santos e Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

Mineiro da cidade de Três Corações --Santos é morador de Uberaba --, Pelé entregou a Dilma o título de sócia-remida número 20.000 conferido a ela pelos organizadores da Expozebu.

No evento, Dilma afirmou que o governo lança no final deste mês o Plano Safra 2013/2014, com as diretrizes ao setor.

"Temos muito interesse que o Brasil continue com a pesquisa de fronteira na área genética", disse Dilma. "Nesse Plano Safra terá essa questão da melhoria genética dos rebanhos", acrescentou.

De acordo com a presidente, outro problema que será avaliado pelo novo plano é o da recuperação de pastagens. "O país tem 30 milhões de hectares de pastagens degradadas. É importantíssimo reverter esse quadro", destacou.

Críticas entre oposição e governo

No último dia 1º, feriado do Dia do Trabalho, Aécio discursou na festa promovida pela Força Sindical, em São Paulo, e disse que o PT “atenta contra a democracia” e demonstra “pouca capacidade de conviver com as liberdades”. Na mesma ocasião, o tucano disse que o Brasil não pode permitir o retorno do “fantasma da inflação” e que o controle dos preços é uma “conquista do PSDB”.

Aécio ainda acusou a presidente Dilma de não tratar a alta da inflação com “tolerância zero”, o que foi rebatido pelo ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, que disse que, “após um pico nos últimos meses”, os preços agora vão começar a cair.

No mesmo evento, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), criticou as declarações de Aécio sobre a inflação e contra o governo de Dilma e avaliou que a oposição tenta “antecipar o calendário eleitoral”--Aécio é potencial candidato à Presidência da República em 2014.

“Isso tudo é tentativa de antecipar o calendário eleitoral. Não é bom para o Brasil. O Brasil, em 2013, precisa trabalhar muito. Campanha é bom fazer durante o horário eleitoral. Tem 60, 90 dias para fazer campanha”, disse.

Contra críticas da oposição, governo chama Dilma de "leoa"