Topo

Senadores tucanos tentam convidar presidente da Caixa para falar sobre Bolsa Família

Camila Campanerut

Do UOL, em Brasília

27/05/2013 12h54

Os senadores tucanos Alvaro Dias (PSDB-PR) e Aloysio Nunes (PSDB-SP) protocolaram nesta segunda-feira  (27) na CMA (Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle) do Senado um pedido de convite para o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, explicar os problemas envolvendo o pagamento do Bolsa Família.

De acordo com a representação, Hereda  terá de prestar esclarecimentos aos parlamentares sobre  o que os senadores classificam de “‘declarações falsas’ apresentadas pela diretoria do banco sobre a liberação dos benefícios do programa Bolsa Família”.

O pedido ainda precisa ser aprovado pelos integrantes da comissão, que tem reunião nesta terça-feira (28), às 10h. Diferentemente dos requerimentos de convocação, os de convite não obrigam o convidado a comparecer.

No fim de semana dos dias 18 e 19 de maio, boatos sobre o fim do programa Bolsa Família e sobre um suposto bônus pelo Dia das Mães provocaram pânico entre os beneficiários e uma corrida a agências da Caixa em 13 Estados.

Os senadores argumentam que a Caixa divulgou uma nota no último final de semana para admitir que antecipou o pagamento de benefícios do Bolsa Família em maio.

“Essa nota contradiz o que a instituição havia informado há uma semana, quando boatos sobre o fim do programa causaram tumulto e quebra-quebra em agências bancárias de diversas cidades do país”, justificam os senadores no documento.

Humor: Bolsa Família passa por teste do DNA

Na segunda-feira (20), o vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, José Urbano Duarte, disse  que o banco havia decidido liberar todos os benefícios durante o final de semana para minimizar os efeitos do boato.

“No entanto, a imprensa mostrou que a Caixa Econômica Federal liberou todos os benefícios na sexta-feira, dia 17 de maio, véspera da disseminação do boato. A medida alterou, sem aviso prédio, o calendário de pagamento, que é escalonado e segue a ordem do último número do cartão do Bolsa Família”, completaram os senadores.

Mais ações

Na Câmara, a oposição deve adotar procedimento semelhante e tentar incluir na pauta das comissões permanentes pedidos para que Hereda apresente as mesmas explicações aos deputados.

Ainda hoje, o senador Alvaro Dias deve entrar com uma representação no Ministério Público Federal para que o órgão também investigue o assunto.

Segundo a Caixa, os boatos levaram beneficiários de 13 Estados --Pará, Piauí, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Amazonas, Tocantins e Rio de Janeiro-- a sacarem cerca de 900 mil benefícios, num total de R$ 152 milhões pagos somente entre sábado e domingo.

Outro lado

Em nota, a Caixa afirma que, “para garantir o acesso aos benefícios e a integridade física das pessoas, o banco manteve o procedimento de disponibilizar os pagamentos, independente da data prevista, durante o final de semana” do boato, nos dias 18 e 19 de maio.

Leia a íntegra a nota da Caixa:

A Caixa Econômica Federal esclarece que vem realizando, desde março, diversas melhorias no Cadastro de Informações Sociais, conforme já divulgado. Em consequência desse procedimento, na sexta-feira (17), primeiro dia do calendário de pagamentos de benefícios do Bolsa Família do mês de maio, o banco disponibilizou o saque independentemente do calendário individual. A CAIXA informa que a antecipação de saques fora da data prevista pode ocorrer em situações específicas como casos de calamidade ou necessidade de melhorias de sistemas.

O banco informa que na sexta-feira (17) o volume de saques foi inferior ao mesmo período do mês anterior, com um total de 649.018 saques. Em abril de 2013, foram realizados 852.602 saques no primeiro dia do calendário. Portanto, os dados atestam a normalidade dos pagamentos realizados durante toda a sexta-feira (17) e na manhã do sábado (18).

A CAIXA ressalta que somente em torno das 13 horas do sábado (18) é que se verifica o início da anormalidade de saques em alguns estados, quando também começaram a circular notícias sobre os boatos em relação ao Bolsa Família. Para garantir o acesso aos benefícios e a integridade física das pessoas, o banco manteve o procedimento de disponibilizar os pagamentos, independente da data prevista, durante o final de semana.

A CAIXA é responsável pela gestão do Bolsa Família há dez anos. O Programa atinge 13,8 milhões de famílias brasileiras. O banco tem total interesse na apuração dos fatos e reafirma que aguarda as investigações da Polícia Federal em relação a origem dos boatos. Desta forma, a CAIXA prestará todas as informações necessárias às autoridades policiais para colaborar com a apuração.