Topo

Dilma corre risco se for ao 2º turno, diz Duda Mendonça

Do UOL, em Brasília

15/06/2013 17h30

Depois de um longo período sem se manifestar sobre marketing político, o publicitário Duda Mendonça voltou a falar. Absolvido no processo do mensalão e com seus bens liberados pela Justiça, ele falou com exclusividade ao Poder e Política, programa da Folha e do UOL, sobre cenários para 2014.

 

 

 

Para Duda, a presidente Dilma Rousseff é a favorita para se reeleger no ano que vem. Mas e se houver segundo turno? “Eu acho um risco para a Dilma”. Do seu jeito, ele explica: “Para quem está hoje com 70% de popularidade, não faz sentido não ganhar no primeiro turno. Significa que tem alguma coisa que está mexendo aí”.

Duda está com 68 anos. “Eu amadureci”, diz. Os últimos sete anos foram consumidos em grande parte para se livrar do processo do mensalão. Agora, ele tem negócios no Brasil, em Portugal e na Polônia. Deve voltar a campanhas políticas no ano que vem. Pode ser o marqueteiro de Paulo Skaf, da Fiesp, que pretende disputar o governo de São Paulo.

Duda enxerga como “risco maior” para Dilma na corrida presidencial o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Por quê? “Ele é realmente novo. Ele é a surpresa. O Aécio [Neves] já tem muito tempo aí. A Marina [Silva] também. Já não são novidades”.

Marqueteiro que elegeu Paulo Maluf prefeito de São Paulo (em 1992) e Luiz Inácio Lula da Silva presidente (em 2002), Duda enxerga nas manifestações de rua de São Paulo e em outras capitais uma insatisfação difusa da população, “ainda mais quando tem uma eleição de presidente por trás”.

“Não estou dizendo que tem um cunho eleitoral”, diz ele. Mas “a eleição é uma coisa que mexe muito com o país. Mexe muito com as pessoas pobres. Mistura tudo. É uma emoção só”.

Acesse a transcrição completa da entrevista.

1) Quem é Duda Mendonça? (1:57)
2) Momento pré-eleitoral impulsiona protestos (2:04)
3) Não existe mais formador de opinião, afirma Duda (1:20)

4) Para Duda, Internet vai crescer, mas TV é mais decisiva (1:13)

5) Campos X Dilma é 2º turno mais duro, diz Duda (1:04)

6) Dilma corre risco se for ao 2º turno, afirma Duda (1:13)

7) Duda: Não há conflito de interesses com Skaf na Fiesp (1:59)

8) PSC e evangélicos serão buscados no 2º turno (1:38)

9) Marina não repete 2010, diz Duda (1:02)

10)  Após mensalão, dou mais valor à verdade, diz Duda (1:21)

11)  Nunca mais falei com Lula, afirma Duda (2:21)
12)  João é bom de conteúdo; eu, na forma, diz Duda (1:34)

13)  Íntegra da entrevista com Duda Mendonça (70 min.)

 

Acompanhe Fernando Rodrigues no Twitter e no Facebook.