Topo

Dilma chega a reunião ministerial em Brasília de helicóptero

Débora Melo

Do UOL, em Brasília

01/07/2013 17h21Atualizada em 01/07/2013 18h31

A presidente Dilma Rousseff  reúne-se na tarde desta segunda-feira (1º) com seus ministros na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência. A presidente chegou ao local por volta das 17h de helicóptero, assim como os ministros Ideli Salvatti (Relações Institucionais), José Eduardo Cardozo (Justiça) e Aloizio Mercadante (Educação).

Dilma estava antes no Planalto, em uma reunião com o líder do PSOL no Senado, Randolfe Rodrigues (AP). Após o encontro, o senador disse ser favorável à convocação do plebiscito e sugeriu, entre outros pontos, o fim do financiamento privado de campanha.

Às 17h, a maioria dos ministros já havia chegado ao local. O encontro conta com a presença do vice-presidente Michel Temer. O titular das Relações Exteriores, Antonio Patriota, está em viagem oficial ao exterior e enviou um representante ao local. A ministra da Cultura, Marta Suplicy, está na Espanha e também não participa da reunião.

Além de ministros, foram ao Torto os líderes do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), o líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), assim como Marco Aurélio Garcia, assessor especial da presidência.

No fim de semana, Dilma teve reuniões com os ministros das Comunicações, Paulo Bernardo, e da Saúde, Alexandre Padilha. Hoje pela manhã, a presidente recebeu o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Segundo Bernardo, Dilma vai orientar os ministros a darem continuidade aos projetos do governo e dar informações sobre como estão sendo encaminhadas as reivindicações dos movimentos sociais.

O encontro acontece depois de três semanas de protestos pelo país e dias depois de pesquisas do instituto Datafolha terem detectado queda de 27 pontos percentuais na popularidade da presidente em apenas três semanas. Segundo o instituto, 30% dos brasileiros consideram a gestão Dilma boa ou ótima. Na primeira semana de junho, antes da onda de protestos que irradiou pelo país, a aprovação era de 57%. Em março, seu melhor momento, o índice era mais que o dobro do atual, 65%.

O Datafolha também divulgou pesquisa sobre as intenções de voto dos brasileiros para as eleições de 2014. A taxa de intenção de votos de Dilma caiu até 21 pontos percentuais. Embora ainda lidere a disputa de 2014, a queda indica que hoje ela teria de enfrentar um segundo turno.

De acordo com o Planalto, esta é a terceira vez que Dilma se reúne com todos os ministros -- a primeira neste ano. As reuniões anteriores com todos os integrantes do primeiro escalão ocorreram em janeiro de 2011, poucos dias após a posse, e em janeiro de 2012. Este é ainda o primeiro encontro desde a criação do 39º ministério, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa.