Topo

Eleitor vai cobrar caro se Congresso não ouvir a rua, diz Mercadante

Do UOL, em Brasília

11/07/2013 06h00

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, acha que o eleitor brasileiro vai “cobrar caro” do Congresso se uma reforma política não for realizada com participação popular por meio de um plebiscito. Diz também que a articulação política do governo com o Congresso “precisa” de mudanças.

Em entrevista ao Poder e Política, programa da Folha e do UOL, o petista que hoje é o articulador mais próximo da presidente Dilma Rousseff, faz uma previsão de “renovação forte” no Poder Legislativo na eleição de 2014 no caso de o Congresso se recusar a melhorar o sistema político.

 

 

 

Mercadante vocaliza em público o que em Brasília tem sido comum ouvir nos bastidores: o Palácio do Planalto está jogando para o Congresso a responsabilidade pela falência em certos aspectos do modelo de representação política no país. Dilma Rousseff quer construir uma narrativa na qual ela fez propostas para atender aos protestos das ruas, mas o Poder Legislativo não teve a mesma sensibilidade.

Ao falar sobre a atuação do governo no Congresso, Mercadante recomenda: “A articulação política do governo precisa ter muito mais a participação dos ministros. Os ministros precisam ter mais presença no Congresso”.

Sobre a liberação de emendas ao Orçamento feitas por deputados e por senadores, diz que “atrasou mesmo” e “é um erro político” da administração federal. “Tem que respeitar o mandato parlamentar”.

Ao analisar as quedas de popularidade e de intenção de voto de Dilma Rousseff nas pesquisas, Mercadante fala de maneira otimista: “Ela não só vai se recuperar como nós vamos vencer a eleição”. E mais: “Temos chances de vencer no primeiro turno”.

Por que houve a queda de popularidade da presidente? Para o ministro da Educação, as manifestações de rua em junho provocaram um “problema político-psicológico circunstancial”, que não terá “impacto duradouro”.

Acesse a transcrição completa da entrevista.

A seguir, os vídeos da entrevista (rodam em smartphones e tablets):

1) Principais trechos da entrevista com Mercadante (12 min.)

2) Eleitor vai cobrar caro do Congresso, diz Mercadante (3:21)

3) Mercadante: Dilma se recupera e vence no 1º turno (2:53)

4) Articulação política tem de mudar, diz Mercadante (0:54)

5) Mercadante: Não liberar emendas foi erro político (0:58)

6) Mercadante: PSDB será principal adversário em 2014 (1:38)

7) Mercadante: Cortar ministérios não é prioritário (0:53)

8) Mercadante: Professor de ensino médio terá bolsa (2:06)

9) Mercadante: Norte nunca terá estrutura de um Sírio (0:48)

10)  Íntegra da entrevista com Aloizio Mercadante (83 min.)

11) Quem é Aloizio Mercadante? (1:52)

 

Produção: Bruno Lupion; Edição de vídeo: Victor Kitamoto; Auxiliar de produção: Victor Lobo

Acompanhe Fernando Rodrigues no Twitter e no Facebook