Topo

Governo tem que saber para que servem ministérios, diz Lula

Camila Campanerut

Do UOL, em Brasília

23/07/2013 17h37

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (23) que o governo tem que saber para que servem os ministérios, em referência à pressão de aliados para que a presidente Dilma Rousseff reduza o número de ministérios. "A gente não tem que diminuir ou aumentar. Tem que saber para que serve", declarou.

"Fica esperto porque ninguém vai querer acabar com o Ministério da Fazenda, da Defesa. Vai tentar mexer no ministério da Igualdade Racial", disse. Na semana passada, a ministra da Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), Luiza Bairros, negou que seu ministério seja integrado a outra pasta em uma eventual reforma ministerial.

No entanto, o petista disse não acreditar em mudanças. "Eu acho que a Dilma não vai mexer [nos ministérios]".

Mais cedo, antes do início do evento, o petista havia dito que não poderia opinar. "Como eu posso dar palpite numa coisa já que faz dois anos e sete meses que saí do governo", disse na chegada ao seminário.

O ex-presidente participa neste terça do  Festival Latinidades, em Brasília. Ele foi convidado para dar a palestra "desigualdades de gênero e raça: políticas públicas e ações afirmativas no governo Lula e sua atuação pós-mandato".