Topo

Helenita Acioli assume no meio do mensalão como procuradora-geral interina

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, durante julgamento do mensalão no ano passado - Antônio Araújo/UOL
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, durante julgamento do mensalão no ano passado Imagem: Antônio Araújo/UOL

Do UOL, em Brasília

13/08/2013 19h56Atualizada em 13/08/2013 20h22

A subprocuradora-geral da República Helenita Acioli assumirá interinamente o cargo de procuradora-geral da República a partir desta quinta-feira (15).

Ela irá acompanhar parte do julgamento dos recursos do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal) até que o substituto do atual procurador-geral, Roberto Gurgel, seja indicado pela presidente Dilma Rousseff, o que ainda não tem previsão para acontecer.

A segunda fase do julgamento do mensalão começa nesta quarta-feira (14) no STF.

Gurgel deixa o posto nesta quarta após exercer dois mandatos, entre os anos de 2010 e 2013.

Helenita foi eleita nesta terça-feira (13) para a vice-presidência do Conselho Superior do Ministério Público Federal e, pela lei, quem ocupa esse posto assume a chefia do Ministério Público em caso de vacância do cargo.

Em abril, houve uma eleição entre os procuradores e uma lista com os nomes dos três mais votados foi enviada indicação da presidente, que ainda não definiu o escolhido. Essa pessoa ainda precisará ser aprovada em sabatina no Senado.

Biografia

Graduada em direito pela UnB (Universidade de Brasília), Helenita ingressou no Ministério Público Federal em 1983, atuando no Amazonas. No ano seguinte, foi para Brasília, onde trabalhou no Tribunal Federal de Recursos e depois no TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região já como procuradora regional da República.

Foi promovida a subprocuradora-geral da República em 1995 e passou a oficiar no STJ (Superior Tribunal de Justiça), STF e TSE (Tribunal Superior Eleitoral). E, até então, atuava nas 5ª e 6ª Turmas do STJ, que compõem o Núcleo Criminal daquele tribunal.