Topo

STF rejeita por unanimidade recurso que pedia absolvição de Valdemar Costa Neto

Fernanda Calgaro e Guilherme Balza

Do UOL, em Brasília e em São Paulo

14/08/2013 18h56

Todos os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitaram nesta quarta-feira (14) os recursos apresentados pela defesa do ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, presidente do PL (atual PR) na época do escândalo do mensalão, condenado a sete anos e dez meses de prisão. Os recursos tinham como objetivo absolvê-lo das condenações de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Cronologia do mensalão

  • Nelson Jr/STF

    Clique na imagem e relembre os principais fatos do julgamento no STF

A defesa argumentou que Costa Neto se resumia a um credor do PT por ter recebido dinheiro do partido na campanha eleitoral de 2002. Para o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, o ex-deputado recebeu dinheiro do PT em troca de apoio político no Congresso Nacional.

“Ficou comprovado que ele [Costa Neto] comercializou a função pública e que usou empresa para lavagem de dinheiro", disse Barbosa. O relator também rejeitou outro ponto questionado pela defesa de Costa Neto, de que a situação dele era semelhante à dos réus Duda Mendonça e Zilmar Fernandes, que acabaram absolvidos no crime de lavagem de dinheiro.

O ministro Luís Roberto Barroso, ao ler o seu voto, disse que o ponto que a defesa diz ter havido omissão "foi alvo de intenso debate da Corte, que concluiu que os pagamentos teriam sido feitos para a compra de apoio político".