Topo

Relator da PEC do voto aberto no Senado é contra "fatiar" proposta

O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) é o relator da PEC do voto aberto no Senado - Lula Marques/Folhapress
O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) é o relator da PEC do voto aberto no Senado Imagem: Lula Marques/Folhapress

Camila Campanerut

Do UOL, em Brasília

04/09/2013 18h14

O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) afirmou no fim da tarde desta quarta-feira (4) que é contra "fatiar" a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que trata da abertura de todas as votações feitas pelo Legislativo, mas que, em defesa rápida tramitação de parte do projeto não irá se opor.

“A minha posição é que não deva ser fatiada. A minha posição é que nós venhamos a aprovar do jeito que veio da Câmara dos Deputados, até mesmo porque, na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), nós já aprovamos uma PEC nesse sentido e eu fui o relator, inclusive”, afirmou Souza, que é suplente da atual ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

Souza será o relator da proposta na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado e irá analisar e votar o projeto antes de ele ir à votação em plenário.

A parte do projeto que tem o consenso entre os deputados e senadores é a que acaba com o voto secreto apenas em casos de votação de cassação de mandato. O restante, ainda sem consenso, trata de tornar abertos os votos em casos como a derrubada de vetos presidenciais e aprovação de indicação de autoridades.

“Se nós não conseguirmos avançar nos demais [pontos da abertura dos votos], que nós avancemos pelo menos nisso. A minha posição é que nós estamos preparados para avançar em tudo. Mas é conhecido de todos que nós temos posições divergentes de senadores e líderes na Casa”, admitiu.

A indicação de Souza foi feita pelo presidente da comissão, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), depois de conversa com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Renan critica PEC que abre voto para todas as decisões