Topo

Lula usa pescoço de galinha e filé mignon para falar de "milagres" de seu governo

Do UOL, em Foz do Iguaçu

01/11/2013 13h41Atualizada em 01/11/2013 13h41

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou um exemplo alimentar nesta sexta-feira (1°) para falar sobre o que considera um milagre de seu governo.

"Hoje, as mesmas pessoas que compravam pescoço ou pé de frango para comer compram filé ou conta-filé", afirmou.

Lula disse que os bancos devem investir mais nos pobres e que as mudanças ocorridas no país nos últimos dez anos mostram que "milagres" acontecem.

"Antigamente, o pobre não podia nem olhar para um banco que já achavam que era assalto. Hoje, o crédito está para todos. Temos que estimular o crédito de forma responsável para que as pessoas nao façam dívidas e não quebrem. Quando o pobre recebe US$ 10, ele não vai aplicar no banco ou na Bolsa. Ele vai aplicar na própria barriga, na barriga do seu filho", disse.

O ex-presidente participou da cerimônia de encerramento do II Fórum Mundial de Desenvolvimento Local, em Foz do Iguaçu (a 637 km de Curitiba).

Nesta semana, Lula e Dilma comemoram juntos os 10 anos do programa social Bolsa Família. O ex-presidente afirmou que "se eu tivesse que voltar no tempo hoje, começaria outra vez o meu governo pelo combate à fome, pelo Bolsa Família".

Clima de comício

Recebido ao som de "olê, olê, olê, olá, Lula, Lula", o ex-presidente Lula citou os nomes de José Alencar e do ex-jogador de futebol Ronaldo para falar das conquistas do governo. 

"O Ronaldo fazia uma propaganda em que ele dizia: sou brasileiro e não desisto nunca. A gente queria provar que se o pobre tem a autoestima elevada, se a gente acredita na gente mesmo, nós conseguimos modificar as coisas", disse.

Lula ainda homenageou o ex-presidente José Alencar, morto em 2011, pela "maior criação de universidades na história deste país, ao lado de um brasileiro que também não tinha diploma universitário".

Lula criticou imprensa

O ex-presidente criticou a imprensa brasileira durante o discurso. "Há uma predisposição de vender desgraça nos meios de comunicação. É impressionante a quantidade de notícia ruim", declarou.

Lula, que se queixou de uma dor de ouvido ainda no início do discurso, falou por cerca de uma hora para uma plateia que o aplaudiu do início ao fim.

Aécio diz que Lula e PT estão aflitos

Ontem, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou que Lula e o PT estão “aflitos e ansiosos” pois não têm certeza da vitória de Dilma nas eleições de 2014.