Topo

Comissão convida ministro da Justiça para explicar falta de vigilância a Pizzolato

Da Agência Câmara

20/11/2013 21h07

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados vai convidar o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para esclarecer, em audiência no dia 3 de dezembro, por que a Polícia Federal não manteve vigilância sobre o ex-diretor do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, condenado a 12 anos e sete meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento no caso conhecido como mensalão.

O STF determinou o cumprimento da sua pena, além das de outros 21 condenados, no último dia 13, mas Pizzolato, que tem dupla cidadania, fugiu para a Itália.

O requerimento para a audiência pública, aprovado nesta quarta-feira, é do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ). Ele ressaltou que já tinha havido problemas para serem feitas citações judiciais a Pizzolato em momentos anteriores e que havia indícios de que ele poderia fugir. "As autoridades tinham pleno conhecimento de que ele tinha dupla cidadania e que poderia tentar ultrapassar a punição que o Supremo impôs. Então, era para ter uma vigilância em torno dele", reclamou.