Topo

Velório de Déda é encerrado em SE; corpo segue para cremação em Salvador

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

03/12/2013 13h16

Terminou ao meio-dia (13h no horário de Brasília) desta terça-feira (3) o velório do corpo do governador de Sergipe, Marcelo Déda, morto nessa segunda-feira (2), no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele sofria de câncer no sistema gastrointestinal e estava afastado do cargo desde maio deste ano.

Durante as pouco mais de 13 horas em que esteve aberto ao público, o salão nobre do Palácio Museu Olímpio Campos, em Aracaju (SE), teve movimentação intensa, inclusive na madrugada.

Na manhã desta terça-feira, uma longa fila se formou na porta do prédio por pessoas que queriam se despedir do governador.

Às 13h (14h de Brasília), uma solenidade religiosa restrita à família é realizada, antes da viagem para Salvador, onde o corpo será cremado ainda nesta tarde. O pedido de cremação foi feito pelo próprio governador, nos últimos dias de vida.

A visitação pública ao velório teve início pouco antes das 23h dessa segunda-feira. Antes, uma missa restrita a familiares, amigos e políticos foi celebrada pelo arcebispo de Aracaju, Dom Palmeira Lessa. A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula participaram da solenidade religiosa.

Nesta terça-feira, o governador de Pernambuco e provável candidato a presidência da República, Eduardo Campos (PSB), foi ao velório de Marcelo Déda e se solidarizou com a família do governador sergipano. "Minha geração tem em Marcelo Déda sua maior revelação. Além de um político, perdemos um amigo", disse.

Segundo a viúva de Déda, a repórter-fotográfica Eliane Aquino, o velório aberto ao público foi um dos últimos pedidos do governador, que se mostrou emocionado ao fazer o pedido.

"Nos últimos dias ele estava bem calado e eu ficava pensando o que estava passando na cabeça dele. Aí eu perguntei a ele. E ele me falou assim: meu funeral, eu quero que o meu povo me veja. E começou a chorar. E hoje na hora que a gente veio eu só falava para ele: meu amor, aì está seu povo, aí está o povo que você tanto ama, fazendo uma baita homenagem para você", disse.

Nesta terça-feira, a presidente Dilma Rousseff decretou luto oficial de três dias. O decreto foi publicado na edição do "Diário Oficial da União" desta terça-feira (3).