Topo

Cade fala em expandir investigação de cartéis do caso Siemens para outros Estados

Fernando Rodrigues

Do UOL, em Brasília

21/12/2013 06h00

Sob forte pressão política, o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Vinicius Carvalho, afirma que podem ser abertos novos processos para investigar a possível formação de cartéis para a venda de trens em outros Estados além do caso que já está sendo analisado relacionado a São Paulo e ao Distrito Federal.

Em entrevista ao programa Poder e Política, do UOL e da "Folha", Carvalho declarou que é possível “achar material que possa ser indício ou prova de cartel nesses mercados e em outros. Se isso for encontrado, vai para o escopo da investigação. Mas não tenha dúvida de que será investigado (...) O que tiver lá, se tiver, envolvendo contratos com o governo federal, ou com outros contratos, ou mais contratos em São Paulo ou no Distrito Federal, tudo vai entrar no escopo da instauração do processo”.

A declaração do presidente do Cade é uma resposta à acusação de que a autarquia estaria politizando o caso iniciado por uma delação da empresa alemã Siemens, que envolve sobretudo venda de trens para o Metrô de São Paulo –e sucessivos governos paulistas comandados por políticos do PSDB.

Como a Siemens participou de licitações para fornecer a governos de vários Estados e também para a administração federal, tucanos alegam que no atual episódio há um direcionamento político apenas contra o PSDB –conduta negada pelo Cade.

Esta foi a primeira longa entrevista de Carvalho após a politização do caso dos cartéis dos trens. Ele relata que “existem outros processos no Cade envolvendo a Siemens”. Pelo menos mais um “em outro setor, também de cartel”. Não quis fornecer detalhes. “É só isso que eu posso dizer por enquanto”.

Carvalho estava disposto a sempre passar a mesma mensagem em suas respostas: há possibilidade real de mais investigações serem abertas. “O que eu estou dizendo é: se amanhã aparecer uma denúncia de um contrato em outro Estado da Federação, envolvendo essas empresas ou outras empresas, isso vai ser apurado. É nossa tarefa”.

Acesse a transcrição completa da entrevista.

A seguir, os vídeos da entrevista (rodam em smartphones e tablets):

1) Principais trechos da entrevista com Vinicius Carvalho (9:34)

2) Cade fala em expandir apuração do caso Siemens a outros Estados (3:26)

3) Há outro processo de cartel envolvendo a Siemens, diz Carvalho (00:19)

4) ‘Estado de SP é vítima do cartel, mas está contra o investigador’ (2:56)

5) ‘Vazamento se deu 15 dias após juiz de S. Bernardo abrir processo’ (2:50)

6) Carvalho: Filiação ao PT contribuiu para politizar caso Siemens (3:02)

7) Carvalho: Politização do cartel em SP pode inibir novas delações (1:18)

8) Cartel do pãozinho no DF é pedagógico, diz presidente do Cade (2:15)

9) ‘Não sei por que governo não resolve disputa entre Cade e BC’ (3:26)

10) Quem é Vinicius Carvalho? (1:44)

11) Íntegra da entrevista com Vinicius Carvalho (71 min.)

 

Acompanhe Fernando Rodrigues no Twitter e no Facebook