Topo

Oposição pede explicação a presidente do Senado sobre uso de avião da FAB

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), realizou implante capilar em Recife - Valter Campanato  /Agência Brasil
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), realizou implante capilar em Recife Imagem: Valter Campanato /Agência Brasil

Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

23/12/2013 17h28Atualizada em 23/12/2013 18h21

Senadores da oposição pediram nesta segunda-feira (23) explicação do uso de uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que viajou de Brasília para Recife (PE) na semana passada para realizar um implante capilar. Se ficar comprovado que foi irregular, defendem que haja o ressarcimento aos cofres públicos.

“Estamos esperando as explicações para a viagem. Evidentemente, há normas que são estabelecidas e, se elas foram desrespeitadas, há que se exigir o pagamento”, disse o senador Alvaro Dias (PSDB-PR).

Ele criticou ainda o desgaste que o episódio tem na imagem do Congresso –é a segunda vez que Renan usa aeronave da FAB neste ano para fins particulares. Depois de a primeira viagem vir à tona, ele reembolsou R$ 32 mil para a União.

“O exemplo deve ser no sentido de que o Congresso, principalmente o Senado Federal, está trabalhando para recuperar credibilidade e respeito e, certamente, com atitudes desta natureza, não há possibilidade de recuperação”, afirmou Dias.

“Temos que nos apresentar sempre como cumpridores da norma legal, mas, acima de tudo, como responsáveis por uma postura ética, que não possibilite sequer a suspeição. Quando há suspeição, já depõe contra o conceito do parlamento. E nós devemos preservar a imagem do parlamento. (...) A devolução [do dinheiro] é o mínimo que se possa exigir nesta hora como cumprimento de dever”, acrescentou.

O senador Agripino Maia (DEM-RN) também fez coro ao colega tucano. “Eu acho que o uso de aeronave da FAB é dedicado ao serviço público. As diretrizes são bem claras. Não sei em que circunstância a viagem do Renan ocorreu, sei o destino, mas não sei o motivo. Mas o manual de uso é muito específico. O que estiver fora daquilo é uso inadequado”, afirmou.

Maia defendeu que Renan reembolse o valor correspondente ao voo se ficar comprovada a irregularidade. “Esses aviões são do governo brasileiro e devem ser usados a serviço do governo brasileiro. O que não corresponder a isso deve ser ressarcido. (...) Caso a FAB informe ao Renan que o uso foi inadequado, ele deverá fazer o reembolso do voo.”

O presidente do Senado enviou nesta segunda uma consulta à Aeronáutica para saber se houve irregularidade em seu voo para Recife. Conforme decreto presidencial, de 2002, autoridades, incluindo ministros de Estado e o presidente do Senado, podem usar aviões da FAB quando viajarem a serviço, por motivo de segurança e emergência médica ou em deslocamentos para a cidade onde têm residência permanente.

Ao UOL, a assessoria de imprensa da FAB informou não ter previsão de quando o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, a quem foi endereçado o ofício, responderá a Renan.