Topo

MP denuncia ex-prefeita de Natal por desvio de verba para campanha

Ex-prefeita de Natal Micarla de Souza (PV) discursa durante evendo na cidade - Frankie Marcone/Divulgação
Ex-prefeita de Natal Micarla de Souza (PV) discursa durante evendo na cidade Imagem: Frankie Marcone/Divulgação

Do UOL, em Maceió

10/03/2014 17h23

O MP-RN (Ministério Público do Rio Grande do Norte) denunciou a ex-prefeita de Natal Micarla de Souza (PV), o deputado estadual Gilson Moura (Pros) e mais seis pessoas acusadas de peculato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Segundo informou o MP potiguar nesta segunda-feira (10), a denúncia foi protocolada no Tribunal de Justiça na sexta-feira (7), acusando o grupo de desvio de recursos públicos para financiar a campanha do deputado.

Segundo o MP-RN, a Justiça já decretou a indisponibilidade de bens de GIlson Moura.

Segundo o MP-RN, a fraude ocorreria por meio convênios celebrados entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social e a Ativa (Associação de Atividades de Valorização Social), no período de junho a dezembro de 2010. A entidade era ligada ao deputado.

A denúncia, protocolada na última sexta-feira (7), foi feita com base na delação premiada de Rychardson de Macedo Bernardo, ex-diretor da Ativa e ex-diretor do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas), condenado por corrupção, e de sua noiva Emanuela de Oliveira Alves.

Na ação, o MP-RN acusa os oito de um desvio de de R$ 440.706,43. O valor teria sido utilizado para custear despesas de campanha de Gilson Moura, em 2010.

As investigações apontaram que a ex-prefeita Micarla de Souza e um ex-secretário incrementaram o destino de recursos públicos para a Ativa “a fim de propiciar o desvio do dinheiro pelo grupo do deputado Gilson Moura atuante na entidade, que à época era dirigida por Emanuela de Oliveira Alves, noiva de Rychardson de Macedo Bernardo".

O MP-RN solicitou ainda que o Tribunal de Justiça o sigilo do processo, já que a ainda existe a análise das provas coletadas na investigação no para tentar esclarecer outras possíveis infrações penais do grupo.

O desembargador Virgílio Macedo será o relator da denúncia, que deve apresentar relatório favorável ou não ao aceitamento da acusação pelo judiciário.

O UOL ligou para o gabinete do deputado Gilson Moura e para a Assembleia Legislativa, mas as ligações não foram atendidas. A reportagem não conseguiu localizar a ex-prefeita Micarla de Souza, que anunciou saída da vida pública ao desistir da tentativa de reeleição em 2012.