Topo

Lula usa 50 anos do golpe para exaltar democracia e pedir participação popular

Do UOL, em São Paulo

28/03/2014 18h04

Em mensagem gravada em vídeo e divulgada nesta sexta-feira (28), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou os 50 anos do golpe militar para exaltar a democracia e cobrar participação dos que reclama do governo.

“A conquista da democracia foi fruto de uma intensa luta de grande parte de nossa sociedade. Essa luta que permite hoje que o povo tenha o poder de escolher livremente seus representantes”, afirmou. “Temos que lembrar desse momento [ditadura] para valorizar o período democrático que existe hoje.”

O ex-presidente dirigiu-se aos que estariam desanimados ou insatisfeitos com a política atual. “O momento não é de desanimar, o momento é de participar. O momento não é de ficar de cabeça baixa é de levantar a cabeça e lutar”, disse. “A invés de lamentar, reclamar, participe. Quem sabe você possa ser o responsável da nossa tão sonhada e conquistada democracia”, acrescentou o petista.

Lula afirmou ainda que “apenas em uma democracia, o povo pode ir às ruas e reivindicar seus direitos” e citou a Comissão Nacional da Verdade, instaurada pela presidente Dilma Rousseff para apurar violações praticadas na ditadura. “É o regime democrático que permite, inclusive, que possamos investigar o período autoritário.”

'Ao invés de reclamar, participe', diz Lula em mensagem sobre golpe