Topo

Roseana desiste de disputar vaga no Senado e anuncia que fica no governo

Governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB) - Beto Macário/UOL
Governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB) Imagem: Beto Macário/UOL

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

04/04/2014 15h48

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), anunciou na tarde desta sexta-feira (4) que não vai entrar na disputa por uma vaga no Senado na eleição de outubro e continuará até o fim do seu mandato em 31 de dezembro deste ano.

Em um discurso que de menos de dois minutos, feito no Palácio dos Leões, Roseana disse que quer continuar no governo para inaugurar todas as suas obras.

“Quero terminar as ações do governo e cumprir o compromisso que tive com o povo ao me eleger para este mandato. Vou fazer o melhor governo de minha vida”, afirmou Roseana, dizendo que em uma outra oportunidade irá conversar detalhes com a imprensa sobre sua decisão.

Roseana foi a penúltima governadora a anunciar se continuaria ou não no cargo – o governador do Ceará, Cid Gomes (Pros) ainda não anunciou se continua no cargo. O prazo para disputar eleição encerra-se neste sábado (5).

Caso Roseana tivesse optado pela renúncia, o governo do Estado iria ser governando provisoriamente pelo presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB), pois o vice-governador Washington Oliveira (PT), renunciou ao cargo em 2013, e haveria uma eleição indireta para escolher um novo governador.

Esta é a primeira vez em 24 anos que Roseana não vai entrar na disputa eleitoral. Ela foi reeleita governadora do Maranhão com 50,08 % dos votos em 2010.

Nesta quinta, a governadora do Maranhão fez uma reforma administrativa e mudou 10 secretários.

As mudanças ocorreram na Casa Civil e nas secretarias de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Gestão e Previdência, Infraestrutura, Fazenda, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Articulação Institucional. 

Ricardo Murad, cunhado da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), vai acumular provisoriamente as chefias da SES (Secretaria Estadual de Saúde) e da SSP (Secretaria de Segurança Pública), que era ocupada por Aluísio Mendes.

Outros dois secretários do governo maranhense passam a acumular pastas.

O secretário de Planejamento, João Bernardo Bringel, também ficará responsável pela Seduc (Secretaria de Estado da Educação) em substituição a Pedro Fernandes. Já a secretária de Igualdade Racial, Claudeth Ribeiro, também será titular da Secretaria de Trabalho e Economia Solidária, que era administrada por José Antônio Heluy.