Topo

Entenda denúncias que CPI investigará sobre Petrobras, cartel e porto

Do UOL, em Brasília

09/04/2014 18h42

O Senado pode instalar na próxima semana uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar denúncias de envolvendo a Petrobras, mas que também vai investigar a formação de cartel em trens de São Paulo e Distrito Federal e um porto de Pernambuco. A ideia da comissão ampla, ideia de iniciativa do governo, é envolver no rol de denúncias os Estados que são governados por partidos de oposição -- PSDB e PSB, dos presidenciáveis Aécio Neves e Eduardo Campos, respectivamente.

Os negócios da estatal petrolífera são alvo de investigações do Ministério Público, Polícia Federal, CGU (Controladoria-Geral da União) e TCU (Tribunal de Contas da União) por prática de corrupção, desvio de recursos públicos, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e remessa ilegal de valores ao exterior.

Já o cartel de trem em SP é investigado pelo Ministério Público estadual. O porto de Suape, em Pernambuco, é alvo de auditoria do TCU e da CGU (Controladoria Geral da União).

Após instalada, a CPI deve concluir seus trabalho em até 180 dias. Será composta por 13 senadores e igual número de suplentes.

Além da CPI ampla no Senado, ainda podem ser instaladas outras duas comissões mistas -- uma para atender a interesses do governo, e outra movida por parlamentares da oposição.