Topo

Prefeito de Paulínia (SP), a Hollywood brasileira, tem o mandato cassado

Do UOL, em São Paulo

09/04/2014 12h13

O prefeito de Paulínia (SP), Edson Moura Júnior (PMDB), teve seu mandato cassado em uma decisão da Justiça Eleitoral publicada nesta quarta-feira (9) no Diário da Justiça do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo. A cidade  é conhecida por seu polo cinematográfico.

O mandato do prefeito foi cassado após um processo que investigou fraudes na substituição da candidatura de seu pai, o ex-prefeito Edson Moura (PMDB), pela de Moura Júnior nas eleições de 2012.

De acordo com a sentença, o prefeito e o vice-prefeito, Francisco Bonavita (PTB), devem deixar os cargos e ficarão inelegíveis pelo prazo de oito anos.

Procurada, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Paulínia declarou que não recebeu nenhum comunicado oficial sobre a cassação do mandato. 

A sentença foi decidida pela juíza Marcia Yoshie Ishikawa, da 323ª zona eleitoral de Paulínia, e pode ser suspensa caso o prefeito consiga uma liminar no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo.

Sem a liminar, o governo da cidade será assumido pelo presidente da Câmara Municipal de Paulínia, Marcos Fiorella (PP).

O caso

Condenado por improbidade administrativa, o ex-prefeito Edson Moura decidiu abandonar a candidatura nas eleições de 2012 para evitar que seu processo eleitoral fosse anulado. Ele foi então substituído por seu filho, Edson Moura Júnior, horas antes do início da votação.

Moura Júnior foi eleito, mas não assumiu o cargo imediatamente, porque teve sua candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral, por conta da substituição. O prefeito só pôde assumir em julho de 2013, depois que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) analisou o caso e decidiu a seu favor.

Hollywood brasileira

Localizada no interior de São Paulo, a cidade de Paulínia é conhecida por seu polo cinematográfico, criado para incentivar a produção de filmes no Brasil. O polo estava paralisado desde abril de 2012, quando o então prefeito, José Pavan Junior (DEM), anunciou o cancelamento do festival de cinema realizado na cidade, que iria para sua quinta edição, alegando que direcionaria a verba para programas sociais.

Em fevereiro passado, foram dados os primeiros passos para a retomada das atividades cinematográficas, com o lançamento de um edital para o financiamento da produção de curtas e longas metragens, no total de R$ 8,98 milhões.