Topo

Reajuste de preços controlados pelo governo terá de ser diluído em 2 a 3 anos, diz Coutinho

Fernando Rodrigues

Do UOL, em Brasília

10/04/2014 06h00

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, afirma que o represamento das tarifas e de preços controlados pelo governo será resolvido com a diluição de reajustes ao longo de dois ou três anos. Isso evitaria que tudo se concentrasse em 2015, com alto impacto inflacionário.

Nos últimos anos, o governo tem segurado os reajustes de preços que controla. É uma forma de evitar uma disparada da inflação. Empresas e analistas econômicos acreditam que essa política seria suspensa depois de outubro, quando haverá eleição presidencial. Coutinho diz não ser essa a melhor opção.

“Esse processo pode ser diluído em um tempo. Precisamos primeiro aquilatar qual é o real represamento de alguns preços. É um processo que precisa ser feito com devida organização”, argumentou o presidente do BNDES em entrevista ao programa Poder e Política, do UOL e da "Folha", ressalvando essa não ser a sua área.

O assunto foi tratado quando ele falava do nível de investimentos no país. Como empresas do setor de infraestrutura dependem da política de reajuste de preços administrados pelo governo, a atual de contenção de tarifas terá um impacto nesse setor? Investimentos novos, responde o presidente do BNDES, têm um “período de maturação” de dois a três anos. “Quando o investimento estiver entrando em operação, as coisas já estarão resolvidas”.

Mas e uma empresa já em funcionamento e atuando hoje com o preço defasado? Aí serão usadas “outras ferramentas” para “estimular os investimentos”. Coutinho não quis detalhar quais seriam esses mecanismos, mas a principal forma de atuação do banco é concedendo empréstimos.

O presidente do BNDES esteve ontem [9.abr.2014] em Brasília, entre outros motivos, para um café da manhã com congressistas do Nordeste. Um dos temas do encontro foi o nível de investimentos do banco na região. Na noite anterior, os deputados haviam aprovado um dispositivo dentro de uma medida provisória determinando que 35% dos recursos da instituição terão de ser aplicados no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O governo é contra esse engessamento. “O essencial é ter uma estratégia de longo prazo, não é carimbar recursos”, declara Coutinho. Se a regra for ratificada pelo Senado, ele defenderá um veto presidencial.

Como já havia dito em outras oportunidades, encerrou-se o ciclo de apoiar “campeões nacionais” –os grandes grupos empresariais que receberam apoio financeiro para crescer e se internacionalizar. Foram criados gigantes na área de alimentos e agricultura, entre outros. O modelo acabou “por falta de opção”, pois o Brasil não dispõe “em outros setores de um conjunto de grandes empresas capacitadas e competitivas a se tornarem atores globais”.

Como este será um ano de ajustes e aperto monetário no governo, o BNDES espera receber menos recursos do Tesouro. Por essa razão, prepara-se para reforçar seu caixa captando no mercado. Uma consequência será oferecer empréstimos cobrando juros mais altos.
Outra fonte possível de dinheiro para o banco é vender ações de sua carteira. Há uma decisão de reciclar os papéis quando o mercado estiver num momento de maior recuperação.

Sobre a política de conteúdo nacional mínimo exigido em grandes projetos, Coutinho diz ser possível fazer um ajuste “circunstancial” quando necessário. Mas não há sinal de que essa diretriz será abandonada. A exceção seria usada apenas em casos específicos, quando for constatado que é necessário acelerar algum setor de infraestrutura.

Coutinho é pernambucano, tem 68 anos e está no comando do BNDES desde 2007. É economista de formação e deu aulas para Dilma Rousseff nos anos 1980, na Unicamp. 

Acesse a transcrição completa da entrevista.

A seguir, os vídeos da entrevista (rodam em smartphones e tablets):

1) Principais trechos da entrevista com Luciano Coutinho (7:17)

2) Reajuste de preços controlados deve ser diluído em 2 ou 3 anos (3:04)

3) BNDES é contra fixar 35% de seus investimentos para CO, NE e N (2:00)

4) BNDES terá custo maior para captar e cobrará mais para emprestar (2:08)

5) Conteúdo nacional mínimo pode ser ajustado, diz Coutinho (2:56)

6) Política de campeões nacionais foi mal compreendida (3:26)

7) BNDES se prepara para vender ações de grandes empresas (2:58)

8) Impacto da Copa na economia não é panaceia (1:26)

9) Quem é Luciano Coutinho? (1:28)

10)  Íntegra da entrevista com Luciano Coutinho (58 min.)

Acompanhe Fernando Rodrigues no Twitter e no Facebook.