Topo

Genoino passa por nova perícia médica em Brasília

15.nov.2013 - Com o braço esquerdo levantado em gesto de resistência e vestindo como capa uma cortina de sua casa, o ex-presidente do PT José Genoino deixa sua casa, em São Paulo, antes de se entregar à PF - Eduardo Knapp/Folhapress
15.nov.2013 - Com o braço esquerdo levantado em gesto de resistência e vestindo como capa uma cortina de sua casa, o ex-presidente do PT José Genoino deixa sua casa, em São Paulo, antes de se entregar à PF Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Daniel Lima

Da Agência Brasil

12/04/2014 15h01

O ex-deputado José Genoino (PT-SP), condenado a quatro anos e oito meses de prisão no processo do mensalão, passa por nova perícia médica, na tarde deste sábado (12), no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). Ele chegou ao hospital às 14h07, acompanhado da mulher e de um filho.

A perícia não está sendo realizada pelo instituto, mas, sim, por uma junta médica do Hospital Universitário de Brasília  que usará as instalações e os equipamentos. Será uma avaliação física, pois os exames laboratoriais já foram feitos, informou o ICDF.

Com base no resultado da perícia, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, vai decidir se Genoino continuará em prisão domiciliar ou retornará ao Presídio da Papuda, no Distrito Federal.

Genoino teve a prisão decretada em novembro do ano passado e chegou a ser levado para a Penitenciária da Papuda.

Mas, por determinação de Barbosa, ganhou o direito de cumprir prisão domiciliar temporária. Durante o período em que ficou na Papuda, o ex-deputado passou mal e foi levado para um hospital particular.

O advogado do ex-parlamentar, Luiz Fernando Pacheco, defende que ele cumpra prisão domiciliar definitiva.

De acordo com Pacheco, Genoino é portador de cardiopatia grave e não tem condições de cumprir a pena em um presídio, por ser “paciente idoso, vítima de dissecção da aorta”.