Topo

Delcídio do Amaral ignorou alerta e causou prejuízo a Petrobras, diz jornal

Do UOL, em São Paulo

14/04/2014 22h38

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS), pré-candidato a governador, teria ignorado alertas do departamento jurídico da Petrobras, quando era diretor de Gás e Energia, e autorizado Nestor Cerveró a assinar contrato com a Alston, empresa suspeita de formar cartel em licitações do Metrô de São Paulo. A denúncia foi publicada na edição de sábado (12) do jornal “Correio do Estado”.

Segundo o jornal, a Petrobras realizou a compra, em 2001, de turbinas da Alstom, para a termelétrica de Nova Piratininga (SP), no valor de US$ 49,7 milhões, dentro do programa emergencial do governo de Fernando Henrique Cardoso. Na época, os advogados da Petrobras listaram 22 problemas nos termos do contrato que poderiam causar prejuízos.

No documento oficial, o então diretor de Gás e Energia autorizou o gerente executivo de Energia, Nestor Cerveró, a assinar os instrumentos contratuais em nome da Petrobras.

A empresa alegou que a cláusula que garante à Alstom a revisão unilateral de garantias é comum para equipamentos do tipo.

A Alstom repudiou as insinuações de irregularidades e afirmou que entregou o que estava previsto em contrato.

O senador do Amaral afirmou que, independentemente de governos, a Petrobras sempre preservou a legalidade dos contratos.