Topo

Pedido de vista do PT adia votação sobre Vargas no Conselho de Ética da Câmara

O deputado federal André Vargas (PT-PR), durante entrevista ao UOL e à Folha em fevereiro - Sérgio Lima/Folhapress
O deputado federal André Vargas (PT-PR), durante entrevista ao UOL e à Folha em fevereiro Imagem: Sérgio Lima/Folhapress

Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

22/04/2014 17h01Atualizada em 25/04/2014 17h08

Um pedido de vista (mais tempo para análise) do deputado petista Zé Geraldo (PA) interrompeu nesta terça-feira (22) a tramitação do processo disciplinar contra o também petista André Vargas (PR), ex-vice-presidente da Câmara, no Conselho de Ética da Casa. A próxima sessão foi marcada para o dia 29.

“Não é uma posição da bancada do PT ou do PT. É uma posição deste deputado”, disse Zé Geraldo durante a sessão. No entanto, depois, admitiu a jornalistas que conversara com Vargas e deu a entender que o petista havia feito a ele esse pedido. “Conversei com ele. Ele entende que a situação é desconfortável e que quer mais tempo”, disse Geraldo.

A manobra evitou que fosse votado na sessão de hoje o relatório preliminar do deputado Júlio Delgado (PSB-MG) para dar continuidade ao processo, que pode resultar até na perda do mandato parlamentar de Vargas.

Vargas é investigado por suas relações com o doleiro Alberto Youssef, preso acusado de chefiar um esquema bilionário de lavagem de dinheiro. O deputado admitiu ter usado um avião emprestado pelo doleiro e conversas entre os dois interceptadas pela polícia dão indício de que Vargas teria atuado junto ao Ministério da Saúde para beneficiar Youssef. 

A aprovação do relatório preliminar, que o relator já adiantou será pela admissibilidade do processo contra Vargas, é necessária para dar continuidade à tramitação.

Só depois de aprovado é que o relator poderá solicitar documentos e ouvir testemunhas para instruir o seu relatório final. Também será dado tempo para a defesa de Vargas se manifestar. Depois, o relatório segue para ser analisado pelo plenário da Câmara em votação aberta.