Topo

Comissões da Câmara aprovam convite para ouvir ex-presidente da Petrobras

Bruna Borges

Do UOL, em Brasília

23/04/2014 11h33Atualizada em 25/04/2014 18h52

As comissões de Fiscalização Financeira e Controle, a de Relações Exteriores e Defesa Nacional  e a de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara aprovaram nesta quarta-feira (23) convites ao ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli para prestar esclarecimentos sobre a operação de compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. O ex-diretor da área internacional da estatal Nestor Cerveró também foi convidado a retornar a Câmara.

Ao contrário de convocações, os convites não obrigam as autoridades a comparecer ao Congresso. Por enquanto, ainda não há data prevista para o comparecimento de Gabrielli à Câmara. As comissões que aprovaram o convite farão sessão conjunta para ouvir o ex-presidente da estatal. 

O convite pela oposição para que Gabrielli esclareça suas declarações sobre a presidente Dilma Rousseff e a compra da refinaria em 2006. 

A atual presidente da estatal, Graça Foster, também deverá ser ouvida pelos deputados no próximo dia 30. Ela já falou em uma audiência no Senado na semana passada. O ministro Guido Mantega (Fazenda) também deve ser ouvido no próximo dia 14 de maio sobre o mesmo assunto.

Em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”, Gabrielli disse que Dilma “não pode fugir da responsabilidade” sobre a aprovação da compra de Pasadena.
Em reação do Planalto, o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) reiterou que a presidente aprovou a compra porque não foi informada de cláusulas contratuais que teriam gerado prejuízo a Petrobras.

Há divergências entre as versões apresentadas até agora por Gabrielli e Foster sobre a transação.

  • 26700
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2014/04/22/voce-acha-que-a-presidente-dilma-tem-responsabilidade-na-compra-da-refinaria-de-pasadena.js

Um dos autores do convite a Gabrielli, deputado Mendonça Filho (PE), o líder do DEM na Câmara, afirmou que a vinda do ex-presidente da estatal "avança na agenda" de investigações da Petrobras. "O ex-presidente sustenta que foi um excelente negócio e a atual presidente diz que não foi um bom negócio. A presidente Dilma tem uma versão que reforça a da Graça Foster e o [José Sergio] Gabrielli desmente a presidente da República. É muito conflito envolvendo uma operação que foi claramente negativa e nefasta", disse o deputado. 

O deputado José Guimarães (PT-CE) afirmou que o governo não tem o que esconder sobre os negócios da Petrobras. “Quanto mais transparência nesse debate sobre a Petrobras, melhor para nós e para o país.”

A compra da refinaria é alvo de investigação da Polícia Federal, do Tribunal de Contas da União e do Ministério Público por suspeitas de superfaturamento e evasão de divisas, que questionam o preço da operação.

Segundo o jornal “Folha de S.Paulo”, o ex-presidente da Petrobras está disposto a comparecer à Câmara. Ele teria dito a interlocutores que não tem “por que não ir se for convidado”.

Insatisfeita, a oposição também aprovou nesta quarta-feira um novo convite para que Cerveró compareça à Comissão de Relações Exteriores da Câmara. O ex-diretor esteve em audiência pública na Câmara na última quarta-feira (16) e defendeu a operação Pasadena. Ele também afirmou que não teve intenção de enganar Dilma ao elaborar o parecer técnico para compra da refinaria. 

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-lista','/2014/entenda-o-caso-da-refinaria-da-petrobras-1395331064831.vm')