Topo

Líder do PT quer adiar eleição do novo vice-presidente da Câmara

Bruna Borges

Do UOL, em Brasília

23/04/2014 18h29

O líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), vai pedir o adiamento da sessão que vai eleger o novo vice-presidente da Casa -- o cargo está livre devido à renúncia de André Vargas (PT-PR) que, no entanto, continua deputado.

A bancada petista ainda não definiu quais serão os indicados para a vaga e por isso vai solicitar mais tempo para a escolha. A vaga da primeira vice-presidência é do PT e o partido deve indicar nomes para eleição até a próxima segunda-feira (28), segundo a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

“Eu vou pedir ao presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para que adie em uma semana o dia de votação”, afirmou o líder do PT.

A votação foi marcada para ocorrer na próxima terça-feira (29). Segundo o regimento interno, a convocação de uma nova eleição de membros da mesa deve acontecer cinco sessões após publicada a renúncia do deputado ao cargo.

Vicentinho também afirmou que os deputados Paulo Teixeira (PT-SP) e Luiz Sérgio (PT-RJ) são possíveis nomes. “Mas também podem ser outros”, completou.

Segundo Vicentinho, a bancada deve se reunir na terça-feira (29) para a escolha do candidato indicado pelo PT.

As cabines de votação já estão sendo instaladas no plenário da Câmara. A votação é secreta. Para ser eleito, o candidato precisa do apoio da maioria absoluta, portanto no mínimo o voto de 257 deputados.

A primeira vice-presidência da Câmara está vaga desde a última quarta-feira (16) após renúncia do deputado licenciado André Vargas, alvo de um processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética por suspeita de envolvimento com o doleiro preso Alberto Yousseff.

Membros do PT, inclusive o líder da bancada na Câmara e o presidente da sigla, Rui Falcão, defendem que Vargas renuncie também ao mandato de deputado para evitar mais desgastes ao partido.