Topo

Em sabatina, Tarso Genro diz que imprensa é "tucana ou democrata"

Do UOL, em São Paulo

19/05/2014 12h17

O governador do Rio Grande do Sul e candidato à reeleição, Tarso Genro (PT), afirmou nesta segunda-feira (19) que existe uma campanha para a difamação de partidos e políticos comandada pela "oposição" com apoio das grandes redes de comunicação, "que são ou democratas [partidárias do DEM] ou tucanas". Genro participou hoje de sabatina organizada pelo UOL, pela "Folha de S.Paulo" e pelo SBT, em Porto Alegre.

  • 22619
  • true
  • http://eleicoes.uol.com.br/2014/enquetes/2014/02/27/rs-1-hoje-o-que-voce-mais-deseja-que-melhore-em-sua-vida-e-que-nao-depende-so-de-voce.js

"Existe hoje uma grande campanha contra a política na minha opinião. É uma campanha autoritária, burocrática. Em todas as categorias existem as pessoas com desvio de conduta. Ocorre que a campanha que se faz é como se todos os partidos fossem corruptos e todos os partidos fossem venais. Isso é um dano à democracia, que pode ter consequências imprevisíveis", disse.

"As grandes cadeias de comunicação são massivamente favoráveis às teses da oposição". Para o governador, essa campanha pode se voltar contra os meios de comunicação. "Se essa tese vencer e se extinguir a politica, o primeiro passo é acabar com a liberdade de imprensa", afirmou. 

Documento elaborado no início do mês pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, com as táticas petistas para a campanha eleitoral deste ano, classifica a imprensa como "mídia monopolizada, que funciona como verdadeiro partido de oposição".

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou essa tese e criticou duramente a imprensa ao afirmar que é o maior "partido de oposição" do país

"Estamos em uma disputa eleitoral, disputa eleitoral tem sempre troca de farpas, e nós temos alguns partidos adversários, mas o principal partido de oposição é a imprensa", disse Lula.

Assista o 1º bloco da sabatina com Tarso Genro (26'19")

Assista ao 2º bloco da sabatina com Tarso Genro (15'13")