Topo

Pré-candidata no RS diz que 'cortaria na carne' sobre escândalos do PP

Fabiana Maranhão

Do UOL, em Sao Paulo

26/05/2014 12h46Atualizada em 25/06/2014 16h40

A pré-candidata do PP ao governo do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos, afirmou nesta segunda-feira (26) que "cortaria na carne", quando questionada sobre escândalos envolvendo seu partido. Ela participou de sabatina promovida pelo UOL, pela "Folha de S.Paulo" e pelo SBT.

  • 22619
  • true
  • http://eleicoes.uol.com.br/2014/enquetes/2014/02/27/rs-1-hoje-o-que-voce-mais-deseja-que-melhore-em-sua-vida-e-que-nao-depende-so-de-voce.js

"Eu não tenho compromisso com o erro. Quem cometeu irregularidades tem de pagar pelo que foi feito", disse, ao ser perguntada se causava constrangimento o fato de membros do PP terem ligação com escândalo do Detran-RS, um dos maiores da política gaúcha, detectados durante a Operação Rodin, da Polícia Federal.

"Se você cobra do outro partido que tem envolvimento com outros casos rumorosos, não há coerência de não achar que também tem de cortar na carne. Quem cometeu tem de pagar", afirmou.

Em 2007, uma operação da Polícia Federal descobriu um esquema que desviou R$ 44 milhões do Detran-RS entre 2003 e 2007. Um deputado federal do PP, José Otávio Germano, foi apontado como líder do esquema.

No ano passado, o STF (Supremo Tribunal Federal) arquivou a denúncia contra o parlamentar por considerar ilegal a investigação que levantou indício contra Germano.  

Na última sexta-feira (23), 29 reús do caso foram condenados pela Justiça Federal a penas que variam de dois a 38 anos de prisão e pagamento de R$ 90 milhões aos cofres públicos.

No último sábado (24), a senadora lançou sua pré-candidatura em uma cerimônia que contou com a presença do pré-candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB). Ela teve o nome cogitado para ser vice na chapa do presidenciável. 
 
"A posição hoje é inviável para a disputa, depois de sábado, mas fiquei muito grata e hornada por ter sido lembrada. Era um projeto político", disse durante a sabatina.
 
Já participaram da sabatina os pré-candidatos ao governo gaúcho Tarso Genro (PT), Viera da Cunha (PDT) e José Sartori (PMDB).
 
$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-lista','/2014/quem-e-ana-amelia-lemos-pp-1401112360129.vm')

Assista ao 1º bloco da sabatina com Ana Amélia Lemos (PP-RS)

Assista ao 2º bloco da sabatina com Ana Amélia Lemos (PP-RS)