Topo

Prefeito pinta postes de vermelho e agora terá que pagar por nova pintura

Do UOL, em São Paulo

15/08/2014 16h17

Volmir Pirovano, prefeito de Nova Erechim, município de 5.000 habitantes do oeste catarinense, a 600 quilômetros de Florianópolis, terá de pagar do próprio bolso a pintura dos postes do município e a mudança no layout do site da prefeitura. Pirovano pintou os postes da cor vermelha e reformulou o site também com predominância do tom vermelho. Segundo ação civil pública ajuizada pelo MP-SC (Ministério Público de Santa Catarina), a escolha é uma alusão às cores do partido do prefeito, o PT (Partido dos Trabalhadores).

A juíza da comarca de Pinhalzinho (670 km de Florianópolis) , onde tramita o processo, acatou o pedido do MP e intimou o prefeito, ni início deste mês, a substituir dentro de 60 dias a cor vermelha dos postes por branca. O site do município também deverá ser alterado para a cor branca ou as cores verde e amarelo, próprias do município de Nova Erechim. O prefeito terá de arcar com os custos das pinturas, determina a decisão judicial. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$1.000.

O prefeito afirma que a pintura dos postes não tem nada a ver com o o PT. De acordo com Pirovano, a cor vermelha utilizada é em homenagem ao Estado de Santa Catarina. A juíza Heloisa Fernandes, porém, não aceitou a alegação, contrapondo que as cores do Estado são vermelho, branco e verde, e que o prefeito optou pelo vermelho, coincidentemente, mesma cor do partido. 

O episódio no município catarinense é semelhante ao ocorrido na cidade de Barrinhas, no interior paulista, a 353 quilômetros da capital. Lá, o prefeito Mituo Takahashi (PT) assinou um acordo com o Ministério Público para pintar com as cores originais todas as peças de mobiliário municipal que foram pintadas de vermelho por sua gestão. Entre os objetos estão bancos de praça, canteiros, postes e até imóveis públicos.