Topo

Lewandowski toma posse no STF; conheça seus votos em julgamentos polêmicos

O ministro Ricardo Lewandowski, novo presidente do STF - Sérgio Lima - 13.mar.2014/Folhapress
O ministro Ricardo Lewandowski, novo presidente do STF Imagem: Sérgio Lima - 13.mar.2014/Folhapress

Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

10/09/2014 06h00Atualizada em 10/09/2014 16h13

Sucessor de Joaquim Barbosa, que se aposentou no final de julho, o ministro Ricardo Lewandowski tomou posse nesta quarta-feira (10) como presidente do STF (Supremo Tribunal Federal).

A eleição dele, protocolar, foi no dia 13 de agosto. Como é costume na Corte, o plenário elege o ministro com mais tempo de atuação no tribunal que ainda não tenha ocupado o cargo. Para vice-presidente, foi escolhida a ministra Cármen Lúcia. O mandato de ambos é de dois anos.

Aos 66 anos, Lewandowski é ministro do Supremo há oito, nomeado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Veja abaixo a posição dele em alguns julgamentos polêmicos: 

Biografia

Nascido no Rio de Janeiro, Enrique Ricardo Lewandowski é casado e tem três filhos. Bacharel em ciências políticas pela Escola de Sociologia e Política de SP e em direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, fez seu mestrado e doutorado pela USP (Universidade de São Paulo).

De 1990 a 1997, foi juiz do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo, tendo ingressado pelo Quinto Constitucional da classe dos advogados. Esse mecanismo confere um quinto dos assentos existentes nos tribunais aos advogados e promotores, sem passar por concurso público.

Em seguida, foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, onde ficou até 2006.