Topo

Ex-diretor da Petrobras e doleiro serão interrogados no Paraná na quarta

André Richter

Da Agência Brasil, em Brasília

03/10/2014 18h07

O doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa serão interrogados pela Justiça Federal na próxima quarta-feira (8), às 14h, em Curitiba.

Os interrogatórios fazem parte do trâmite normal das ações penais desencadeadas pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, e não estão ligados ao acordo de delação premiada que ambos fizeram com o Ministério Público Federal. A audiência será conduzida pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal.

No dia da audiência, Paulo Roberto Costa será escoltado novamente pela Polícia Federal do Rio de Janeiro para Curitiba. Beneficiado pelas informações reveladas na delação, Costa cumpre prisão domiciliar em sua residência, no Rio, desde a última quarta-feira (1º). Youssef está preso na Superintendência da PF, na capital do Paraná.

Nas ações abertas após a Operação Lava Jato, Costa e Youssef são acusados de desvio de recursos na construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.  De acordo com o Ministério Público Federal, os desvios na construção da refinaria ocorreram por meio de contratos superfaturados, negociados com empresas que prestaram serviços à Petrobras entre 2009 e 2014.

Segundo o MPF, a obra inicialmente orçada em R$ 2,5 bilhões custou mais de R$ 20 bilhões. A investigação indica que os desvios tiveram a participação de Paulo Roberto Costa, então diretor de Abastecimento da Petrobras, e de Alberto Youssef, dono de empresas de fachada.