Topo

Personal trainer de conselheiro do TCE-RJ pode ter que devolver salários

Do UOL, no Rio

22/10/2014 13h33

A personal trainer Alessandra Pereira Evangelista, que estava registrada como assistente no gabinete do conselheiro do TCE-RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro) Júlio Lambertson Rabello, poderá ter que devolver todo o dinheiro que recebeu do tribunal no período em que estava contratada. Segundo denúncia do jornal "O Dia", Alessandra trabalharia como personal trainer do conselheiro e, desde maio de 2010, recebia mais de R$ 9 mil como funcionária do tribunal sem exercer o cargo comissionado. 

O presidente do TCE-RJ, Jonas Lopes, determinou a abertura de uma sindicância interna para apurar o caso.  Segundo a assessoria do tribunal, será formado um grupo com funcionários concursados da casa que tem 60 dias para investigar se Alessandra cumpria ou não as suas funções no gabinete do conselheiro. Caso a denúncia seja considerada verdadeira, as conclusões serão encaminhadas ao MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro), que pode determinar a devolução dos salários. 

“O conselheiro tem foro especial, em razão da função, o Tribunal não tem poder para investigá-lo”, explicou o presidente. “Se for comprovado ao final da sindicância qualquer ação ou omissão, o TCE irá comunicar o Ministério Público Federal.”

Em nota, o MP-RJ informou que está verificando a possibilidade de abertura de um inquérito civil para apurar a nomeação da personal trainer. O caso será analisado pela Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania.

Lopes disse ainda que a personal trainer foi exonerada nesta semana a pedido de Rabello, que informou à presidência que o desligamento da funcionária já estava previsto. “A gestão do gabinete cabe ao conselheiro”, afirmou. A personal trainer foi exonerada nesta terça-feira (21).

Durante uma sessão plenária do TCE-RJ realizada na tarde de terça (21), Rabello trocou mensagens pelo celular com Alessandra, flagradas por uma filmagem do "RJTV 2", da TV Globo. “Dr. Julio, acabou de dar a notícia no RJTV. Só meu nome. Sem foto”, escreveu a personal trainer. O conselheiro respondeu: “Está em todo o lugar”. Numa outra conversa, com a mulher dele, Rabello digitou: “Estou em sessão e já te ligo logo... Se sobreviver”. 

Ainda durante a discussão de votos sobre prestação de contas, no plenário, o conselheiro escreveu um bilhete, onde poderia se ler: “A sra. Alessandra é minha contratada, trabalhava em ambos os lugares, minha casa e tribunal, o que se provará”.

Em 2011, o juiz foi denunciado pelo Ministério Público Federal junto a outros três conselheiros do TCE por falsidade ideológica e peculato. Em agosto deste ano o relator do processo no Supremo Tribunal de Justiça rejeitou a denúncia alegando que faltavam indícios para comprovar as acusações.

De acordo com a reportagem do "Dia", a profissional de Educação Física atendia ao conselheiro e a mulher todos os dias, entre 8h30 e 10h30, na residência do casal, no Cosme Velho, na zona sul da capital fluminense. Depois disso, Alessandra teria a tarde livre para atender outras pessoas interessadas em adquirir os seus serviços.