Topo

Foi "tudo como manda a lei", diz Renan após denúncia sobre a Petrobras

PMDB de Renan Calheiros recebeu doação de grupo suspeito de fraudar licitação da Transpetro - Alan Marques/ Folhapress
PMDB de Renan Calheiros recebeu doação de grupo suspeito de fraudar licitação da Transpetro Imagem: Alan Marques/ Folhapress

Do UOL, em São Paulo

11/11/2014 12h51Atualizada em 11/11/2014 13h42

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta terça-feira (11) estar diante de uma "denúncia da legalidade". A declaração foi dada por meio de nota em resposta à denúncia do jornal "O Estado de S. Paulo" de que seu partido recebeu doação de grupo acusado de fraudar licitação da Transpetro, subsidiária da Petrobras.

Segundo o jornal, as empresas SS Administração e Serviços e Rio Maguari Serviços e Transportes Rodoviários doaram legalmente em 2010 R$ 400 mil ao diretório do PMDB em Alagoas, principal financiador da campanha de Renan Calheiros.

Ainda de acordo com a reportagem, três meses depois empresas do mesmo grupo da SS e da Rio Maguari venceram, via consórcio batizado como ERT, uma licitação para a construção de 20 comboios navais para transportar álcool no interior de São Paulo. O grupo empresarial do Pará é acusado pelo Ministério Público Federal de fraudar a licitação.

"A mencionada empresa venceu um processo licitatório pelo menor preço. É a lei; o contrato foi auditado pelo Tribunal de Contas da União e nenhuma irregularidade foi apontada", diz a nota. Leia a íntegra.

As empresas negaram irregularidade nas doações de campanha e disseram que contribuíram para candidatos de Estados, cargos e partidos diferentes.