Topo

Justiça autoriza José Dirceu a viajar a São Paulo por duas semanas

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (à dir.), condenado no processo do mensalão, deixou a prisão no início do mês - Pedro Ladeira/Folhapress
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (à dir.), condenado no processo do mensalão, deixou a prisão no início do mês Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Do UOL, em Brasília

21/11/2014 18h09

A Justiça do Distrito Federal autorizou o ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu, condenado no julgamento do mensalão, a viajar para São Paulo por duas semanas. Dirceu cumpre pena em prisão domiciliar em Brasília. A decisão, dada pelo juiz da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas do DF, Nelson Ferreira Júnior, autoriza Dirceu a ir a São Paulo entre os dias 18 de novembro e 2 de dezembro. O Ministério Público se posicionou contra as viagens.

O petista foi condenado a 7 anos e 11 meses por corrupção ativa.

Dirceu fez dois pedidos de viagem à Justiça do DF. Uma delas seria para Minas Gerais, onde Dirceu iria passar o período natalino com sua família. A segunda viagem, seria para São Paulo, onde o ex-chefe da Casa Civil disse que iria cuidar do seu escritório de advocacia.

O juiz Nelson Ferreira Júnior autorizou a viagem de Dirceu para São Paulo entre os dias 18 de novembro e 2 de dezembro, alegando que os dois primeiros pedidos contemplariam viagens dentro do mesmo mês.

O Ministério Público, em ofício, disse ser contra a viagem de Dirceu a Minas Gerais. O órgão alegou que “viagens de lazer são imcompatíveis com o cumprimento da pena privativa de liberdade”.  Em relação à viagem para São Paulo, o MP também se mostrou contra alegando que Dirceu não havia justificado a necessidade da viagem.

Ao autorizar a viagem, o juiz Nelson Ferreira determinou que Dirceu se apresente à autoridade policial mais próxima do local onde ele estará para “viabilizar a fiscalização” do seu paradeiro.

A reportagem do UOL entrou em contato com o escritório do advogado de José Dirceu, José Luis de Oliveira Lima, para saber se Dirceu já havia viajado, mas até o momento, não obteve retorno.