Topo

Justiça afasta prefeito, primeira-dama e todos secretários de cidade no CE

Do UOL, em Maceió

25/11/2014 19h46

A Justiça do Ceará determinou, nesta terça-feira (25), o afastamento do prefeito, da primeira-dama, de todos os secretários e do procurador-geral do município de Madalena (186 km de Fortaleza). Eles acusados de corrupção.

De acordo com as investigações s suspeitos estariam envolvidos em possíveis fraudes num valor total de R$ 6.965.199,88, que inclui licitações entre 2013 e 2014.

A decisão atende a ação cautelar de improbidade administrativa, e o afastamento faz parte da Operação Caixa Preta, deflagrada pelo MP (Ministério Público do Estado) e pela Polícia Civil. Os mandados foram expedidos pela Vara da Comarca de Madalena.

Também foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão nos municípios de Boa Viagem, Tauá e Fortaleza; bloqueio dos ativos financeiros e indisponibilidade dos bens de todos os réus e a quebra dos sigilos bancário e fiscal. Durante o cumprimento dos mandados, cinco pessoas foram presas por porte ilegal de arma.

Segundo o MP-CE, ao todo foram 27 pedidos de afastamentos deferidos pela Justiça, que valem por um período de 180 dias.

Entre os afastados estão o prefeito Zarlul Kalil Filho (PSB), a primeira-dama Sandra Kalil, os --que é secretária de Assistência Social-- oito secretários municipais --entre eles a ex-prefeita Antônia Lobo Pinho Lima, secretária de de Cultura, Esporte e Turismo--, os integrantes da Comissão de Licitação, assessores jurídicos, e o procurador-geral do Município, Lucas Vale Menescal.

A ordem determina que o vice-prefeito Eurivando Vieira (PMDB) tome posse imediata, em sessão na Câmara de Vereadores. Ainda cabe recurso da decisão.

O UOL tentou, nesta tarde, contato com a prefeitura de Madalena, mas as ligações não foram atendidas. O prefeito também não foi localizado pela reportagem.