Topo

Com apoio da oposição, candidato 'rebelde' do PMDB no Senado espera 45 votos

Uma ala dissidente do PMDB lançou o nome de Luiz Henrique (à dir.) nesta semana como alternativa a Renan Calheiros (PMDB-AL), que deve tentar a reeleição - Ailton de Freitas/ Agência O Globo
Uma ala dissidente do PMDB lançou o nome de Luiz Henrique (à dir.) nesta semana como alternativa a Renan Calheiros (PMDB-AL), que deve tentar a reeleição Imagem: Ailton de Freitas/ Agência O Globo

Bruna Borges

Do UOL, em Brasília

30/01/2015 17h05

O senador Luiz Henrique (PMDB-SC), candidato avulso do partido à presidência do Senado, afirmou nesta sexta-feira (30) que espera receber ao menos 45 votos. Ele recebeu apoio de partidos da oposição. Para ser eleito, um senador precisa da maioria absoluta de votos dos presentes, portanto, pelo menos 41 se o quórum estiver completo.

Uma ala dissidente do PMDB lançou o nome de Henrique nesta semana como alternativa ao provável candidato Renan Calheiros (PMDB-AL), que deve tentar a reeleição da presidência do Senado.

O PMDB, no entanto, ainda não se reuniu para lançar a nome oficial. Uma reunião da bancada foi marcada para acontecer nesta tarde.

Já declaram apoio a Henrique os líderes do PSB, do PDT, do PSDB, do PP, do PSOL e do DEM. Apenas o PDT confirmou que toda a bancada votará no peemedebista, o que lhe garante seis votos.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse hoje que a “tendência” da bancada é apoiar o candidato oficial do PMDB na eleição da presidência da Casa.

Pelo regimento do Senado, a indicação do candidato à presidência deve seguir o critério da proporcionalidade dos partidos. Como o PMDB tem a maior bancada, cabe ao partido o cargo.

“A minha vitória representará a certeza da mudança, contra o continuísmo. Minha vitória será a vitória das reformas”, disse Henrique para defender a candidatura. “Farei o Senado ser protagonista das reformas e grande articulador entre Câmara e Senado. Não haverá mais hiato entre as duas Casas.”

O senador Henrique também afirmou que nenhum dos partidos que apoiam a sua candidatura irá anunciar um nome para concorrer à vice-presidência do Senado, que deve ser ocupada pelo PT, que tem a segunda maior bancada.