Topo

Na CPI, Barusco diz que tem medo de acabar como Celso Daniel

Do UOL, em Brasília

10/03/2015 17h04

O ex-gerente de Engenharia da Petrobras Pedro Barusco afirmou nesta terça-feira (10) que tem medo de “acabar como Celso Daniel” após relatar como funcionava esquema de pagamento de propina na diretoria de Serviços da estatal.

Durante depoimento do ex-gerente à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), Barusco foi questionado pelo deputado Vitor Lippi (PSDB-SP) se tinha “medo de acabar como Celso Daniel”.

"Medo eu tenho, né? Mas vou fazer o quê?", respondeu Barusco.

O então prefeito de Santo André (SP) Celso Daniel foi assassinado há doze anos. E há suspeita de que o crime tenha motivação política.

Barusco fez acordo com Ministério Público e realizou delação premiada. Em seus depoimentos, o ex-gerente afirmou que contratos da Petrobras com as principais empreiteiras do país eram superfaturados para pagar propina ao PT, PMDB e PP.

Ele assumiu que recebeu US$ 97 milhões em propina e se comprometeu a devolver o montante aos cofres públicos.

Caso Celso Daniel

Celso Daniel foi encontrado morto numa estrada de terra em Juquitiba (SP), com marcas de oito tiros, após dois dias de sequestro.

O empresário Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, que era amigo de Daniel, é apontado pelo Ministério Público como mandante do homicídio. Eles estavam juntos quando o petista foi sequestrado, na saída de um restaurante em São Paulo.

Para a Promotoria, o ex-prefeito teria descoberto um esquema de corrupção na prefeitura para financiar campanhas do PT e que o sequestro teria sido simulado.

O julgamento dos envolvidos foi anulado pelo Supremo Tribunal Federal recentemente.